
O Presidente do IRGA, Rodrigo Warlet Machado, aceitou o desafio proposto pelo Prefeito Márcio Amaral durante um encontro com os produtores de arroz e afirmou que estudará a viabilidade da construção.
Durante uma longa reunião na sede da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, o presidente do IRGA discutiu diversos pontos, incluindo a questão dos descontos feitos pelo Estado e a falta de autonomia da autarquia. Além disso, foi abordada a preocupação com a queda e o congelamento dos salários dos técnicos e pesquisadores, que estão sendo atraídos por grandes multinacionais de pesquisa e venda de sementes certificadas. Isso levanta preocupações sobre o banco genético e a pesquisa de décadas sobre o arroz, que são mantidos e concentrados pelo IRGA.
Roda de conversa debateu a exploração e abuso sexual da criança e do adolescente
A possibilidade de ter uma sede com auditório em Alegrete já é vista como um sinal de retomada pelo Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flores. Ele destacou que a disposição do Presidente Rodrigo em encaminhar a proposta feita em Alegrete abre perspectivas para o retorno do verdadeiro objetivo do IRGA.
O Prefeito Márcio Amaral, autor da provocação, ressaltou a localização estratégica do terreno, situado em frente à Secretaria Municipal da Agricultura, do Horto Municipal e ao lado do Parque de Exposições Lauro Dornelles. Ele afirmou que o município será parceiro dentro de suas possibilidades, uma vez que já destinou a área para a construção da sede.
Arrancada de carros vai marcar reabertura de pista em Alegrete
A iniciativa de estabelecer uma sede própria do IRGA em Alegrete é vista como uma oportunidade de fortalecer a presença do instituto na região, promover a agricultura arrozeira local e garantir a pesquisa e o desenvolvimento contínuo do setor.
Com informações Alair Almeida