
Ele destaca o trabalho que a instituição realiza nas lavouras de arroz de Alegrete e Manoel Viana, apoiando os produtores e coordenando a produção na região.
Na safra de 2024/2025, conforme Ivo Melo, a maior parte da área de plantio foi semeada dentro do período ideal, com uma média de instalação considerada excelente. Ele diz que houve atrasos e alguns não conseguiram concluir o plantio até 15 de novembro, mas isso não vai comprometer a safra geral.
Leia mais: Ação rápida de policiais militares salva Matheus; ele é um milagre, dizem os médicos
A previsão é que o clima este ano seja mais estável, contribuindo para uma colheita promissora. Além disso, algumas lavouras já estão em fases reprodutivas avançadas, com colheitas previstas a partir de janeiro e um aumento significativo na movimentação até fevereiro, adiantou Mello.
Os 55 mil hectares plantados em Alegrete e Manoel Viana mostram que a variedade IRGA 424 RI continua a ser a mais cultivada no estado, representando mais de 50% das áreas plantadas, com uma tendência de crescimento para até 70%.
No mercado, o preço do saco de 50 kg de arroz, que chegou a picos de R$ 120 durante a pandemia, retornou a níveis mais equilibrados. A expectativa é de uma safra incrementada em 10% a 15%, incluindo a contribuição de países do Mercosul como Uruguai, Argentina e Paraguai.