Jornalista Lucas Rohan lança livro sobre novas mídias digitais em Portugal

Mestre em Novas Mídias pela Universidade Nova de Lisboa, o jornalista Lucas Rohan escreve sobre o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no âmbito político no país lusitano

Entre 2015 e 2017 o jornalista Lucas Rohan (foto), atualmente professor do Curso de Jornalismo da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), viveu em Lisboa, a capital de Portugal, onde concluiu o mestrado em Novas Mídias pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Parte dos estudos realizados na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), sob a orientação do professor catedrático Francisco Rui Cádima, foi publicada agora no livro “Novos Media em Portugal”.

Em português europeu não há a palavra mídia, da forma que usamos no Brasil. Assim, a expressão ‘novas mídias’ teve que ser substituída por ‘novos media’ nos meus estudos. Este livro apresenta um resumo dos meus dois anos de estudos em Portugal observando o usa das novas tecnologias no âmbito político”, explica Rohan.

O livro começa com a análise do uso das novas tecnologias, especialmente da Internet e das redes sociais, na campanha para as eleições legislativas de 2015. Durante três meses, o professor acompanhou a atuação de todos os partidos e candidatos portugueses na Internet.

O segundo capítulo apresenta um panorama da crise de representatividade na Assembleia Nacional de Portugal. No artigo, Rohan fala sobre o foco e o estilo de representatividade dos deputados portugueses.

A terceira parte aborda o uso das novas mídias pelos governos portugueses e analisa as políticas públicas existentes para essa nova realidade. O estudo conclui que a evolução tecnológica coloca governantes diante de um desafio: usar a Internet para promover a participação cidadã e reduzir os efeitos da crise de representatividade. Para isso, no entanto, seria necessária a adoção de políticas públicas específicas para esse tipo de mídia.

O uso do Twitter pelos políticos portugueses foi analisado dentro do contexto da dissertação de mestrado “Novas Mídias, Novos Políticos”, junto com outros atores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha. O estudo completo será publicado nas próximas semanas pela editora Porto de Ideias, de São Paulo. Neste livro, Rohan inclui a parte do estudo sobre o caso português. É apresentada a análise do uso dessa rede social pelos principais políticos do país.

“Lucas Rohan foi um dos mais brilhantes alunos que tive na FCSH desde que iniciei funções docentes em 1982. Foi meu aluno no seminário de mestrado sobre Políticas e Estratégias Públicas para a Comunicação Social, que ministrei no ano letivo de 2015/2016, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Viria a ter uma elevada classificação final, pelo que poderei referir que se trata de um dos melhores alunos de sempre deste seminário de mestrado que leciono há seis anos”, afirma o professor Alberto Arons de Carvalho, ex-ministro das Comunicações de Portugal e atual professor na UNL.

“O trabalho de Lucas Rohan neste contexto constitui um importante avanço no conhecimento nesta área em concreto dado que trabalha justamente a questão dos novos media e da nova política e o modo como o Twitter tem estado ao serviço dos políticos, estudando as novas relações entre representados e representantes possibilitada pelo contato direto através das redes sociais da Internet”, avalia o professor doutor Francisco Rui Cádima, coordenador do mestrado em “Novos Media” da FCSH e orientador do trabalho.

O livro “Novos Media em Portugal” está disponível para venda em formato tradicional e em formato eBook na Amazon.

Lucas Rohan

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