Laboratório com 35 netbooks está há dois anos sem uso em escola estadual de Alegrete

Recebido em 2013, um portentoso laboratório móvel (contendo, interligados, 35 netbooks) permanece sem uso na Escola Estadual  Lauro Dornelles, servindo somente de “mural” em que são dispostos cartazes e “pensamentos”. O aparelho, que custou mais de R$ 50 mil aos cofres públicos, faz parte do Programa Província de São Pedro e deveria, já há dois anos, estar sendo utilizado por estudantes e educadores do Ensino Fundamental da escola. A informação é de um funcionário da escola que pede para que preservemos sua identidade. “Não concordo com isso, por isso torno pública essa situação”- comenta.

IMG-20151221-WA0023O Programa PSP organiza o planejamento pedagógico com um computador (netbook) para cada aluno e professor distribuídos no Ensino Fundamental, em escolas estaduais nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai,
Segundo a Secretaria de Educação-RS, o equipamento deveria proporcionar a formação em serviço para os professores da rede estadual, propiciando a vivência dos alunos e dos professores na linguagem da tecnologia digital, sendo o principal instrumento de modernização tecnológica da rede estadual. A SEC enfatiza que “a introdução do computador no processo educativo não visa substituir o professor, mas sim, ser um parceiro no trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes.”

IMG-20151221-WA0025
O laboratório em questão segue, na escola, como um monumento à inércia. E o pior: dos 35 netbooks, pelo menos três já não se encontram junto ao aparelho- comenta o funcionário.