Léo Pain: o alegretense que faz sucesso até em Barretos

Entrevista:

O alegretense Léo Pain a cada dia escreve um capítulo da sua história de sucesso. Com mais de 20 mil fãs em sua página oficial, o Guri do Alegrete que cantava em boates, interpretava canções gaúchas em festivais e entoava a música regionalista, cresceu e caminha rumo ao sucesso. Um vídeo postado no youtube com Léo interpretando Bruno e Marrone já ultrapassou 3 mil visualizações. E agora estoura nas rádios do sul do Brasil com uma regravação do grupo Refla, “Alimenta meu sonho”. Tamanho sucesso, que o alegretense gravou um clip, em seu mais recente trabalho.

leo pra cima

A última de Léo, foi a realização de um sonho. No primeiro dia da maior festa de peão de boiadeiro do Brasil “BARRETOS”, ele subiu no palco principal. “Foi uma emoção muito grande, não só em ter vindo aqui cantar e sim por conhecer este lugar, que até então, só tinha visto pela televisão e tinha o sonho de conhecer, então, imaginem cantar”, revelou o cantor.

leo dois led

Já em fase de gravar seu primeiro DVD, o alegretense achou um tempinho na agenda lotada e bateu um papo com o Portal Alegrete Tudo.

Confira a entrevista, na íntegra:

leo capa 1

 

Portal: Desde que idade você canta?

Léo: Canto desde os 14 anos, profissionalmente desde os 15, e lá se vão 16 anos de carreira.

leo viola

 

Portal: Qual foi teu primeiro trabalho musical? Que banda você iniciou?

Léo: Ih…meu primeiro trabalho musical remunerado foi em um bar que existia na época em Alegrete, chamado “Base”. Na ocasião formou-se minha primeira dupla chamada “Léo e Junior, composta por mim e meu irmão Francisco. Iniciei minha caminhada na música com esta dupla, que depois veio a ter participações de vários músicos que compunham a banda.

leo gravataí

Portal: Tua trajetória é recheada de sucessos. Conta mais um pouco dessa caminhada!

Léo: (risos) Sucesso, acho que não seria a palavra certa, e sim uma “caminhada mesmo”. Após a trajetória de 5 anos cantando ao lado do meu irmão, acabamos separando porque ele foi morar em outro estado (SC). Cantei em bares durante um período longo, até transferir meu trabalho para Santa Maria, onde nunca deixei de cantar em bares, mas dei uma atenção maior, até o ano de 2009, à nossa música gaúcha. Fui premiado mais de 30 vezes como melhor intérprete nos festivais deste segmento e, por conseqüência disso, acabei ganhando todos os principais eventos da Música Nativista Gaúcha.

leo festival

Portal: E a dupla com o alegretense Pedrinho Filho?

Léo: Sim, foi em 2009, tive a parceria dele no segmento sertanejo. Pedrinho Filho, meu grande amigo e conterrâneo. Graças a Deus, fomos muito bem sucedidos neste trabalho, mas após 3 anos e meio de dupla, resolvemos que cada um ia seguir seu caminho. Foi quando iniciei minha carreira solo no dia 28 de abril de 2012 e permaneço nela até os dias de hoje. “Sucesso” é uma palavra forte, acho que ele vem, mas aos poucos e no tempo certo, e com certeza ao tempo de Deus.

leo e pedrinho

Portal: Entre o Pop, Sertanejo você ainda se destaca na música gaúcha? Qual teu estilo preferido?

Léo: Amo o Rio Grande do Sul, meu Alegrete que é minha terra natal. Laço em rodeios desde muito novo, cultuo nossas tradições gaúchas. Cantei durante muito tempo e tive minha trajetória com muita expressão na nossa música regional. Assim como, amo muito a música sertaneja, sua cultura e sua raiz, acho que não saberia responder qual o estilo que mais gosto, pois amo os dois segmentos. Não mudei para a música sertaneja, pois se for falar bem da verdade, comecei cantando música sertaneja no ano 2000, ao lado do meu irmão. Acho que foi uma questão de escolha e amadurecimento mesmo, sertanejo tem uma abertura maior, a nível Brasil e como vivo exclusivamente de música, esse estilo te dá um suporte e uma abertura maior, mas se vamos falar de preferência, acho que não tenho.

leo coração

Portal: E este novo trabalho “Alimenta Meu Sonho”, como está a divulgação?

Léo: “Alimenta meu sonho”, é uma música do Refla, um grupo de pagode de São Paulo, essa música fez muito sucesso na sua época e lembro que eu gostava e ainda gosto de cantar ela, fui atrás dos compositores dela na internet achei, pedi a liberação deles, gravamos com uma produção de Belo Horizonte MG e graças a Deus foi muito aceita pelo público, ela foi divulgada através de divulgadores de radio em Paraná, SC e RS, além de fazer um clipe nas minhas férias em SC.

Confira o vídeo:

leo palco

Portal: E a agenda?

Léo: (nossa) Graças a Deus não tenho do que reclamar quanto a agenda, está tudo acontecendo ao seu tempo, e por conseqüência a agenda está sempre completa.

leo van

 

 

leo meio loko

Portal: Qual o passatempo predileto do Léo Pain?

Léo: Como te disse antes, nos tempos de folga gosto de ir a um rodeio com os amigos, laçar e desfrutar das boas amizade que tenho.

leo gurias

 

Portal: E show em Alegrete, tem alguma previsão?

Léo: Temos sim, dia 04/09/2015 no Hangar Bar, todo mundo lá.

leo palco pra cima

 

leo panoramica show

Portal: Ganhaste um prêmio como melhor intérprete? Tua interpretação é elogiada, qual tu destaca como a melhor interpretação até hoje?

Léo: A minha melhor interpretação não fui premiada, (risos), pelo menos a que eu acho a melhor foi no ano de 2008, no Carijo da Canção Gaúcha em Palmeira das Missões, onde interpretei duas composições de Sabani Felipe de Souza, Pátio da Infância e A Saudade é um Poço Fundo, acho que foi quando eu estava mais focado no nativismo e quando retorno ao Carijo, os expectadores deste festival ainda lembram dessas duas interpretações, festival tem disso, vez se ganha, outra se perde.

leo capa

 

Portal: Alegrete tem vários talentos musicais. Qual é a dica que tu deixa para esse pessoal que está começando?

Léo: Começar é sempre um grande desafio, primeiro familiar, pois pai e mãe querem que os seus filhos estudem pra ter uma carreira bem sucedida. Quando iniciei a cantar e resolvi que esta seria minha profissão e minha vida, tive apoio da minha família, meu pai era o maior apoiador, minha mãe apoiava, mas queria também que fosse algo paralelo ao estudo. A música é uma “cachaça forte”, depois de você entrar nela, é difícil sair. Meu conselho seria: “estude e tenha a música paralelo a isso, ou se quiser fazer dela a sua vida, leve a sério, se dedique, administre ela como uma empresa, invista pesado, pois tudo que você investir vai retornar, mas principalmente se VALORIZE, nossa classe é muito discriminada por trabalharmos com entretenimento, as pessoas diferenciam muito, profissão com diversão, então, mostre para as pessoas que você está ali para trabalhar, não para se divertir”.

leo ceva

 

Portal: Sucesso Léo Pain?

Léo: Muito obrigado a vocês por abrir este espaço a minha pessoa e minha carreira. Grande abraço e um beijo no coração de cada um.

leo farms

 

leo estrada

Por: Júlio Cesar Santos