Leonardo fala do desafio como diretor da SEDAI

O novo diretor geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, alegretense Leonardo Soares Gonçalves falou do seu novo trabalho no segundo escalão do governo do RS, na tarde do dia 14 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores.

DSC06814

No plenário do Legislativo, na presença de colegas de parlamento,Prefeito, Coordenador da 10ª CRS, Luciano Pereira representantes de partidos políticos, o jovem vereador alegretense agradeceu a Deus, a sua família, a Alegrete, seus eleitores, aos servidores da Câmara e colegas do Legislativo.

DSC06812

O novo diretor geral da SEDAI explicou que sabe dos desafios e da importância da Pasta, mas afirma que com muito trabalho, dedicação e humildade vai ajudar o secretário Fabio Branco a buscar investimentos,projetos e desenvolvimento ao RS.

O prefeito Erasmo Silva lembrou que ninguém tem o nome indicado se não tiver uma trajetória de trabalho e competência, como o nosso vereador Leonardo Gonçalves. Ele desejou sucesso, esforço, lembrando que sua presença na SEDAI é uma segurança, uma voz e um caminho da Região direto com o Governo do Estado.

DSC06810

A presidente do Legislativo, Judete Ferrari, disse ser um momento especial para Câmara e para Alegrete.” Não é uma despedida, mas um até breve. Sempre que você  precisar tomar uma,decisão importante lembre-se que as mãos  de Alegrete estarão contigo”,completou Judete. Ela lembrou a trajetória do vereador e saudou Cléo Trindade que a partir da próxima segunda, dia 18 será o novo colega de parlamento.

DSC06804

Todos os vereadores cumprimentaram Leonardo pela indicação ao cargo, desejando sucesso e tranquilidade no sentido de alavancar, com a equipe da Secretaria, recursos para  a retomada do desenvolvimento do RS, em especial, da região Fronteira Oeste.

DSC06819

 

Fotos: Vera Soares Pedroso

O que é a SEDAI?

Voltada à promoção do desenvolvimento econômico, à tecnologia e apoio às micro e pequenas empresas, A missão da Secretaria sua missão é levar o Rio Grande do Sul ao desenvolvimento sustentável, através da inovação, incrementando os setores econômicos tradicionais, atraindo novos investimentos, adensando cadeias produtivas e superando desigualdades regionais.

É responsável por promover e executar políticas de incentivos fiscais voltados ao desenvolvimento regional e setorial. Pela adoção de políticas de desenvolvimento produtivo do Estado, através de mecanismos de aceleração do crescimento e implementação de projetos relevantes para o RS. Instituir programas de desenvolvimento de interesse estratégico do Rio Grande do Sul junto a outros Estados, Municípios e à União, e especialmente atuar na cooperação e relações internacionais.

Aloca recursos intermediados com instituições financeiras públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, para o financiamento de projetos de desenvolvimento e infraestrutura do Estado.

Promove o registro e a agilização na constituição de empresas.

Apoia prefeitos e empresários no sentido de identificação de recursos, solicitações técnicas e acompanhamento de implantação e avaliação de impacto de projetos.

Implementar a política estadual de fomento à economia solidária e dar suporte administrativo ao conselho do setor, bem como a política estadual de fomento ao segmento e dar suporte administrativo ao conselho do setor. Estimular a produção e o consumo de bens e serviços oferecidos pelo setor da Economia Popular Solidária, promover a formação, a educação e a capacitação técnica para cooperação e autogestão e a incubação e a assistência técnica para implementação de empreendimentos da economia solidária. Também apoiar técnica e financeiramente a recuperação e a reativação de empresas por trabalhadores.

Apoia o empreendedorismo e a competitividade das empresas, assim como a implementação de projetos na área de gestão e de tecnologia da informação.

Executa a política da ciência, tecnologia e inovação e o respectivo planejamento estratégico, assim como promove a divulgação e a transferência de pesquisas científicas e tecnológicas, bem como o desenvolvimento de patentes e de outros dispositivos de registro e proteção à propriedade intelectual. Na mesma área, está a cargo da Secretaria a formação e o desenvolvimento de recursos humanos, incentivando sua capacitação nas áreas de pesquisa, ciência e tecnologia e inovação;

Apoia e estimula órgãos e entidades que investirem em pesquisa, desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, apoiando programas de fomento e atividades de pesquisa. Também promove a implementação e fixação de atividades de alta tecnologia no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, atuando em cooperação com as universidades e com organismos internacionais.