Lideranças de Alegrete abraçam situação de emergência em reunião na Prefeitura

Uma reunião solicitada pelo Prefeito Municipal Márcio Amaral no Palácio Rui Ramos recebeu a adesão maciça de várias entidades e forças de segurança do município.

No início da noite desta quarta-feira (9), estiveram reunidos secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Clubes de Serviços para somarem forças no plano de emergência.

O prefeito explicou a situação do município e citou diversos pontos que devem ser executados nas próximas horas. Além de decretar situação de emergência, Márcio Amaral anunciou que entrou em contato com o governo do Estado para ver a possibilidade de um repasse de recursos para a área de saúde.

Na oportunidade o prefeito revelou o drama no atendimento da UPA que está sem condições de atender a população, salvo casos emergencial. A chuva inundou as instalações da Unidade de Pronto Atendimento, obrigando a remoção de pacientes para a Santa Casa.

Dentre várias determinações, a reunião serviu para elencar pontos de coletas das doações de alimentos e agasalhos. Estão mapeados locais para confecção de alimentos, bem como abrigos.

O Presidente da Câmara Vereador Cléo Trindade disse que vai pedir autorização dos participantes da Cavalgada do Bem para repassar os 10% restantes dos donativos a prefeitura.

Já o Comandante do 6° RCB Coronel Pacheco, disponibilizou oito equipes de resgate e alertou para importância da comunidade ribeirinha se conscientizar que tem de sair assim que houver risco de alagamento. O militar explicou a necessidade de seguir o cronograma determinado pela Defesa Civil.

Outro ponto importante é quanto a retirada de famílias, é necessário obedecer o horário das 7h 30 min até às 20 h 30 min, no sentido de preservar a segurança de profissionais e voluntários que realizam o resgate, já que no período da noite o perigo é maior. “Pedimos que as pessoas não deixem para sair de noite. É um risco muito grande para todos. A situação é grave, se tiver que sair é preciso aceitar a ajuda dos voluntários”, reiterou o Prefeito Márcio Amaral.

Diversas lideranças se colocaram a disposição em ajudar a Prefeitura neste momento difícil. Foram disponibilizados locais, veículos e equipes para recolhimento de alimentos e roupas.

As doações podem ser entregues na Loja Maçônica Luz e Verdade, na rua Demétrio Ribeiro, 135, das 8 h às 18 h.
Os jovens da Ordem Demolay, Capítulo Alegrete, estarão a partir de quinta-feira (10), arrecadando alimentos junto a supermercados da cidade.
Os telefones de plantão da Defesa Civil é 991477276 e 39611606.

Júlio Cesar Santos

Compartilhe
  • 313
  •  
  •  
  •  
  •  
    313
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*