Luciano Potter: o alegretense de coração já está na Rússia para a cobertura da Copa

Luciano da Silva Lopes é jornalista, radialista e humorista. Aos 39 anos, embarcou na segunda-feira (11), para sua terceira Copa do Mundo.

Não é nenhum dos convocados de Tite. Na verdade, o Potter como é conhecido, ex-integrantes do Programa Y da Rede Atlântida, também apresentador do programa Patrola da RBS TV, vai cobrir a Copa da Rússia para as Rádios Atlântida e Gaúcha e Jornal Zero Hora.

O Google diz que ele é alegretense, mas o irreverente profissional nasceu em Santana do Livramento. Mas Potter se considera alegretense de papel passado. Chegou na 3ª Capital Farroupilha com oito anos. Aqui passou sua infância e adolescência.

A entrevista exclusiva com o jornalista do Grupo RBS, Luciano Potter, dois dias antes de decolar para a Rússia foi descontraída. Do WattsApp, ligações, mensagens e, finalmente, outra lligação e a entrevista rolou quando estava saindo da Fenadoce em Pelotas.

A ligação DDD, tinha hora marcada, afinal teria que arrumar as malas e curtir o final de semana com a família. Casado com Marcella, eles são pais do pequeno Federico que está com três meses de vida.

Filho de um ex-funcionário do Banco do Brasil, Luciano conta que são quatro irmãos, cada um nasceu em uma cidade. A família é toda colorada. Potter relembra que foram poucos meses de vida na Fronteira entre Brasil e Uruguai. Logo adotou Alegrete, e aqui viveu até seus 17 anos, quando foi para Santa Maria e depois para Porto Alegre, concluir a faculdade.

O cara do Pretinho Básico, Bola nas costas, Timeline e da coluna na ZH, conta muita história. Alegrete faz parte do seu vocabulário e também é pauta em seus programas de rádio. Potter diz que possui um vínculo afetivo muito forte com a cidade. Refere-se que Alegrete é diferente, querida. “As pessoas que nascem aí (Alegrete), são vencedoras na vida”, frisa o comunicador em alto e bom tom.

Em solo russo, Potter vai trabalhar com mais 25 profissionais diretamente e, de lá, vai produzir programas e textos para rádios e jornal do Grupo RBS.

O “La Copa”, ganha um especial. Programa onde humor é o alvo. Ele é amigo do goleiro Alisson, do técnico Tite e do auxiliar Clebinho, “Meu conterrâneo escreve aí”, sugere Luciano ao telefone. Ele vai tentar de tudo para chegar nos craques. O zagueiro Geromel é uma das pautas que ele já leva anotado no caderninho.

O alegretense de coração diz que vai confiante. “O Brasil é favorito. Muito boa nossa seleção”, destaca Luciano. Leva na mala uma camisa do Internacional e uma boa reserva de erva mate para o chimarrão.

Esteve na Copa da África, trabalhou na do Brasil e agora  na Rússia. Potter se sente bem no que faz. Fanático por futebol, diz que sempre jogou bola, não é craque, mas atuaria em certos clubes da Série “A”, brinca o comunicador.

Sobre a família, Potter é só elogios. Embora os irmãos e pais estejam em cidade distintas, sempre se dá um jeito de reunir o pessoal nem que seja num só dia. A irmã mais nova morou em Alegrete. Era visitada seguidamente pelo irmão, mas agora com a mudança de cidade, o Alegrete ficou mais longe, conta Luciano.

Mas nas festas de final de ano, Potter planeja vir para Alegrete. “Tenho muitos amigos e parentes aí, vou visitar a galera. Tô devendo”, promete.

Já a partir desta terça-feira (12), já é possível acompanhar o trabalho de Luciano Potter, o alegretense de coração direto da Rússia em busca do hexa. O “Tita”, apelido que não sabe explicar, é um cara bem humorado e debochado nas intervenções jornalísticas. De um coração generoso, o profissional quer realizar mais um trabalho marcante para os gaúchos que o acompanham, seja na rádio, TV ou jornal.

Júlio Cesar Santos                                   

Fotos: Acervo Pessoal

Compartilhar

1 Comentário

  1. Bela reportagem, esse cara fala com orgulho “ser cria do Alegrete”, em todos os programas que participa, tanto no rádio quanto na televisão.Parabéns a equipe do Portal!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*