Mãe alerta para consequência grave de sinusite que atingiu seu filho

O pequeno Asafe já havia operado o canal lacrimal quando amanheceu com um dos olhos inchados. Por isso, seus pais o levaram ao oftalmologista, que o transferiu na hora para internação. Isso porque o menino havia contraído uma infecção não tão conhecida: a celulite orbital, que pode ser decorrente de outras doenças, como a sinusite. Ele ficou internado durante 8 dias tomando antibióticos, o que evitou consequências mais graves.

“Ele respondeu bem à medicação, tanto que, no terceiro dia de internação, estourou a celulite e, saiu muita secreção por 2 dias. Isso dói muito, incomoda, é um sofrimento que, ninguém merece passar”, afirmou a mãe, no post em que relatou a situação.

Celulite orbital atingiu região do olho de Asafe
Celulite orbital atingiu região do olho de Asafe

O que é celulite facial?

Bem diferente da popular celulite corporal que utilizamos para referir a lipodistrofia ginóide, celulite facial é uma doença bacteriana que acomete o tecido subcutâneo da pele e cursa com quadro de vermelhidão, dor e edema.

Segundo a dermatologista Emily Alvernaz, por ser uma infecção bacteriana, a celulite pode ter outras portas de entrada como acne, micose, amigdalite, sinusite, infecções dentárias e úlceras de herpes zoster. Essas bactérias têm uma predisposição para migrar para o tecido subcutâneo e instalar o processo infeccioso e inflamatório no local.

Ela completa que a celulite facial exige um tratamento precoce pois pode levar a complicações sérias como trombose de seios cavernosos, lesões oculares e até mesmo evolução para meningite se não tratada de forma adequada.

Como se prevenir?

“A prevenção se baseia no controle e tratamento das doenças de base no caso de diabetes, varizes, úlceras e feridas, micoses, herpes zoster, sinusites e amigdalites, infecções dentárias e em evitar a formação de portas de entrada, como evitar extração de acnes em casa e cortes ao se barbear”, explica a dermatologista.

Entenda tudo sobre celulite infecciosa

Fonte: Minha Vida

Compartilhe
  • 346
  •  
  •  
  •  
  •  
    346
    Shares
Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*