
A previsão a partir desta terça-feira é de que a temperatura vai cair consideravelmente. Desde o início do ano já havia informações sobre o início do frio e até mesmo geada neste período na região Sul.
Com o fim do verão e a aproximação do inverno, a preocupação é ainda maior relacionada ao Coronavírus. A temperatura baixa é mais propensa para surgimento de casos respiratórios e, com isso, o agravamento do surto da doença.
Quedas bruscas de temperatura também são um grande problema porque diminuem a imunidade das pessoas, segundo médicos e especialistas.
Em Alegrete, a previsão para esta semana são de mínimas em torno de 8°C com máximas de 22°C. Uma realidade muito diferente em pouco tempo diante dos dias de calor escaldante, neste que foi um dos verões mais quente dos últimos anos.
Com isso, a preocupação da rede de saúde é quanto ao agravamento de problemas respiratórios e, por consequência a disseminação do vírus. A pandemia que parou o mundo, também, mudou totalmente a rotina dos alegretenses com o isolamento social. De acordo com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma caminhada pode ser realizada em cidades que não haja um número preocupante de casos, o grande problema é a aglomeração de pessoas, o que tem sido o mais difícil de se evitar. Principalmente em filas de bancos, lotéricas, mercados e farmácias.
De acordo com o último Boletim epidemiológico, Alegrete registra um caso confirmado, um suspeito, quatro descartados e 178 pessoas monitoradas pela rede de saúde. O número de pessoas monitoradas já tem um aumento considerável com o pouco frio que fez no domingo e segunda. Por esse motivo, é ainda mais importante que as pessoas tenham consciência da relevância em não sair à rua sem necessidade e, principalmente, evitar a aglomeração. A disseminação do vírus depende do comportamento de cada um.
O número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul subiu para 508, conforme novo boletim da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado na manhã desta terça-feira (7). São sete a mais do que no último levantamento. Até a manhã desta terça, o Brasil tinha mais de 12,2 mil casos confirmados e 567 mortes por coronavírus. No mundo, já são mais de 1,3 milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus, que já matou mais de 75,9 mil. Os recuperadas da Covid-19 são mais de 291 mil pessoas .