
Em Alegrete, era esperado em torno de 15.000 contribuintes declarantes. Além das 14.508 declarações originais, foram recepcionadas também 1.324 declarações retificadoras, somando 15.832 declarações entregues. A declaração retificadora é aquela entregue caso o contribuinte note algum erro na declaração já entregue, como ausência de alguma informação, e substitui integralmente a declaração original. Ou seja, dos 14.508 contribuintes, 1.248 deixaram para entregar no último dia.
Cuidado especializado que salva vidas; bebê de Erechim é transferido para Alegrete
A utilização da declaração pré-preenchida teve uma boa aceitação em Alegrete, representando 23% das declarações entregues. A meta da Receita Federal era que 25% das declarações fossem entregues utilizando esse recurso. O uso do PIX para receber a restituição também teve boa aceitação na cidade, 25% dos declarantes com direito à restituição escolheram receber por PIX.
Quanto ao modelo de tributação utilizado, mais declarantes escolheram o modelo simplificado. Ao todo 37% das declarações foram entregues no modelo por deduções legais e 63% foram entregues no modelo simplificado. Quando ao resultado da declaração, 56,57% dos declarantes terão restituição, 24,49% terão valores a pagar e 18,94% não pagam nem recebem.
Não declarei, e agora?
A partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez ainda pode fazer, mas pagará uma multa de valor mínimo de R$165,74 e de no máximo 20% do imposto de renda. O próprio programa do imposto de renda faz o cálculo do valor da multa, que deve ser paga em até 30 dias após a entrega da declaração em atraso. Quem vai entregar com atraso deve ter especial atenção para o modelo de tributação escolhido, se por deduções legais ou simplificado, pois ele não poderá ser alterado.
Foto: Alex Porto