
O poço que gera água para cerca de 63 famílias do Assentamento Novo Alegrete e mais algumas famílias do Unidos pela Terra estão sem acesso à água porque a bomba caiu e os canos velhos a ferrugem estragou.

“O verão está chegando e a situação se agrava, temos famílias, crianças e idosos sem água este é o único poço que temos no Novo Alegrete”, protestou a líder comunitária.

A reportagem tão logo soube da situação entrou em contato com o secretário de agricultura Daniel Gindri que explicou a situação. O secretário falou que o poço perfurado pelo Incra, a bomba queimou e os moradores foram retirar e derrubaram o motor. “A prefeitura não faz esse tipo de serviço, os poços comunitários, são entregues e a gestão é por conta da comunidade, no caso esse foi o Incra que fez”, pontuou Gindri.
Gente de Alegrete que desbrava horizontes longe de casa
Ele antecipou que está aguardando a liberação de um recurso para deliberar nova ordem de serviço. Com poucos locais de água, os assentados estão preocupados com o volume dos açudes e cacimbas. A medida que o verão se aproxima, o recurso hídrico diminui consideravelmente. Conforme relato de um assentado, 4.500 litros de água abastece uma média de duas famílias, o transporte é precário e a distância é outro empecilho. A solução seria a perfuração de mais poços artesianos, o que minimizaria a demanda para este verão, garantem os moradores.

O coordenador da Defesa Civil no município, Renato Grande, confirmou que na última quarta-feira (23), uma representante do Assentamento Novo Alegrete entregou um documento informando a situação, que a bomba do poço artesiano está caída, que tentaram consertar mas não conseguiram e pediram apoio. Grande também explicou que a prefeitura não possui contrato de serviço de manutenção de poços. Porém, está sendo encaminhado os documentos para criar um registro de preço desse serviço.
“Neste meio tempo sugerimos às coordenações dos assentamentos buscarem também apoio com o Incra. Até o momento não tivemos pedidos de abastecimento de água, caso haja essa demanda iremos auxiliar de pronto”, frisou o servidor.