Março encerra com chuva abaixo da média em Alegrete

Conforme previsão, abril terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal. Tendência de chuva acima da média.

A média histórica em março é de 137 mm de chuva em Alegrete. O terceiro mês do ano no município encerrou com uma chuva acumulada de 114 mm, a tendência é que a partir de agora os níveis dos rios voltem ao normal para época do ano.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp


Segundo dados obtidos da estação hidrometeorológica Alegrete, operada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio Ibirapuitã nesta terça-feira (1º), estava em 130 cm e nas últimas 24 horas o registro de chuva acumulada na estação marcava 20,6mm.

O mês de abril é o primeiro que reúne na prática maiores condições típicas de outono. A média histórica em Alegrete é de 166,3 mm. Em abril de 2024, a cidade registrou 340,8 mm no pluviômetro automático ANA/SGB.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Abril de 2025 começa sob condições completamente diferentes de 2024. O quarto mês de 2025 começa sob condições de escassez de chuva em grande parte do Estado. A estiagem castiga mais de 250 municípios gaúchos com prejuízos no setor agrícola e racionamento de água em algumas cidades.

Conforme previsão, abril terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal. Tendência de chuva acima da média. As chuvas previstas para abril devem resultar em um volume pouco abaixo da média na maioria das regiões. Na Fronteira Oeste se espera precipitação acima da média. A chegada de frentes frias, apesar de não alterar significativamente a média de temperatura, trará variações climáticas que podem impactar atividades agrícolas.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Diante desse cenário, conforme a Climatempo, a umidade vai seguir sobre áreas do Sul, com previsão de pancadas de chuva forte na primeira semana de abril. A temperatura diminui de modo mais significativo a partir do primeiro fim de semana do mês, entre sábado (05) e domingo (06), à medida que uma nova frente fria avança e há a entrada de ar polar.

Essa deve ser a primeira massa de ar frio capaz de deixar a temperatura abaixo da média. As mínimas esperadas para essa época do ano ficam em torno dos 12ºC e 14ºC, enquanto as máximas ficam entre 23ºC e 25ºC.

Essa entrada de uma massa de ar frio mais forte, que vai trazer mínimas próximas e abaixo dos 10ºC por volta do dia 9 e 10 de abril. Serão três ou quatro dias, no máximo alertam os meteorologistas. Em seguida, as temperaturas voltam a entrar em elevação gradual.  

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários