
Servidor municipal há 17 anos, Mota dedicou 13 deles ao trabalho no canil e retorna à direção após um intervalo de três anos.
O Canil Municipal conta atualmente com cinco servidores que atuam em turnos intercalados. O horário de funcionamento é das 7h às 19h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana. Durante esse período, são realizadas a alimentação, a limpeza e a inspeção dos animais nas áreas interna e externa.
Leia mais: Iniciaram estudos para recuperação do antigo aterro sanitário na Estrada da Jararaca
O local abriga aproximadamente 150 cães de diversos portes, sendo 99% deles castrados, além de oito gatos. Devido à superlotação, a Prefeitura de Alegrete, em parceria com a Secretaria da Saúde, sob gestão da secretária Heili Temp, lançou um edital para terceirizar algumas demandas, como castrações e atendimento a denúncias. A administração ressalta que a terceirização não abrangerá todos os serviços do canil.
Nos próximos dias, um Responsável Técnico (RT) será designado para atuar no local. Em casos específicos, o Canil Municipal conta com o apoio da ONG OPAA e da Patrulha Ambiental (Patram) para averiguação de denúncias. Para mais informações, a equipe está disponível pelo WhatsApp: (55) 99149-0457.