Chama a atenção o descaso da empresa, com a limpeza e preservação de áreas de sua responsabilidade. O recinto ferroviário foi invadido por um matagal em toda a extensão do centro da cidade. A reportagem do Portal Alegrete Tudo foi conferir a sujeira que toma conta do local.
Nos espaços invadidos por moradores, muitos abandonaram os locais, que atualmente servem para potreiros de animais. A grama só não tomou conta dos trilhos devido ao intenso movimento de trens de carga. Recentemente uma casa abandonada ao lado dos trilhos, próximo ao Bairro Canudos, foi incendiada. O mato toma conta do local, onde todos os espaços invadidos foram abandonados após uma decisão judicial.
No recinto próximo a passarela, é visível o descaso. Há árvores que quase impedem a passagem de pedestres. Embora exista uma placa de proibição, muitos pedestres usam a área de manobras como passagem para o centro da cidade e em direção ao bairro Vila Nova. Existe roupas deixadas por mendigos e fezes pelos cantos próximo ao elevado.
O prédio central está com algumas janelas deterioradas, pichações e a pintura estão entregue ao desleixo. Na plataforma de embarque o abandono não é diferente. Muitos moradores reclamam do barulho dos trens e da sujeira. Alguns residem no espaço de forma irregular, outros alegam que tem direito de estarem ali.
No escritório da ALL foi informado que somente a assessoria de imprensa, com sede em Curitiba pode se manifestaria. Fica o questionamento: De órgão deveria fiscalizar o local de responsabilidade da ALL. Enquanto não são tomadas medidas para limpar o local, o mato cresce assustadoramente.