Um mistério de 25 anos, o mau cheiro de esgoto no calçadão, que provocava desconforto e constrangimento em quem passava no local e trabalha em empresas, finalmente foi desvendando.
Para entender: a rede de esgoto é de responsabilidade da Corsan, mas nem todas os prédios do Calçadão tinham a sua rede ligada a da Companhia. Muitos ligavam seu esgoto a outras saídas direto na rede pluvial, que é de responsabilidade da Prefeitura.
Isto, segundo o engenheiro Maximiliano Alves Moraes, era a causa do problema. – Como sempre éramos alvo de críticas do mau cheio, fomos lá, por várias vezes e verificamos a nossa rede e nada. A Corsan resolveu chamar todos os moradores, lojistas do calçadão e mais a Prefeitura para uma reunião. – A partir daí, com a autorização dos moradores e apoio do Centro Empresarial entramos de casa em casa, colocamos um corante na descarga para ver onde saía, explica Maxi. E não deu outra, os prédios que estavam ligados a rede pluvial eram os que apresentavam o problema. Ou seja, exalavam o cheiro insuportável de esgoto que, por duas décadas e meia, poluía o calçadão de Alegrete.
Os engenheiros da Corsan esclarecem que algumas dessas caixas estavam quebradas e, devido a isso, como o lugar é plano e próximo a calçada, exalava o mau cheiro. Principalmente quando não chove, porque era a água da chuva que levava os detritos, esclarece.
“O problema não era nosso, mas foi o nosso pessoal que colocou a mão na massa, salienta Maximiliano Moraes. A Corsan ligou as redes de casas e prédios, do calçadão, que estavam no pluvial à rede da Corsan e, com isso o mau cheiro sumiu”.
Fotos: Riander Albuquerque