Há uns três dias, que moradores de bairros da Zona Leste de Alegrete sentem um cheiro forte no ar. Alguns pensavam que fosse de defensivos agrícolas de lavouras,outros de animais mortos.
Avenida Tiarajú
A reportagem foi até a Avenida Tiarajú e Bairro Centenário, neste dia (6 ),e conferiu direto com os moradores. O aposentado Nero Leal falou que, realmente, depois das 16h, de acordo com a direção do vento, esta semana sentiu um cheiro forte.
Bairro Centenário
Outro que confirmou, foi o também aposentado Alir Melo. – Acredito que seja da estação de esgoto da Corsan, ali na Jaracara que fica bem perto daqui. Ouvi dizer que no Capão do Angico o cheiro estava muito forte,completou.
O mau cheiro chegou na tarde de ontem, dia 5 de janeiro, até as proximidades do Clube Sete de Setembro, quando alguns moradores questionaram do quê era aquele mau cheio que sentiam no ar, como reclamou a dona de casa, Santa Pagnossin.
O superintendente regional da Corsan na Fronteira, engenheiro Maximiliano Moares explica que este problema não é comum. – Quando o problema surgiu há uns três anos, a equipe técnica foi ao local e colocou um produto na ETE que neutralizou o cheiro”. Moraes diz que a Estação de Tratamento de Esgoto da Jararaca, há uns 6 km da cidade, recebe 3,5 litros de esgoto por segundo. Logo que chegam lá os resíduos, segundo ele, vão para uma lagoa profunda para o tratamento anaeróbico, depois vão para uma lagoa menos profunda, onde são tratados de forma aeróbica,com oxigênio (por mais cinco dias). Depois disso, a água sai limpa para o arroio Jararaca, afirma o engenheiro.
Informou ainda, que hoje mesmo, vai solicitar a equipe técnica que verifique a situação e, se for confirmado o problema, logo será sanado.