Medidas de prevenção ao coronavírus são adotadas em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina

Turista alemão que apresentou sintomas foi isolado em hospital de Paso de los Libres. Cidade argentina suspendeu eventos públicos por tempo indeterminado.

Medidas de segurança em função do novo coronavírus estão sendo implementadas em Uruguaiana e em Paso de los Libres, na fronteira do Brasil com a Argentina. As providências visam diminuir o contágio e a circulação do vírus entre os países.

No lado argentino, o Cento de Imigração adota medidas protocolares em relação ao novo coronavírus. As aberturas das cabines dos funcionários que fazem a fiscalização de entrada e saída do país foram diminuídas, e eles passaram a utilizar luvas de látex.

Já os passageiros que chegam ao local de ônibus assinam uma declaração de saúde do viajante. Entre os itens, precisam informar por quais países passaram recentemente.

Além disso, uma equipe médica fica de sobreaviso para, em caso de haver um caso com sintomas de Covid-19, o turista vá para isolamento em um hospital para seja feito o teste. Isto foi necessário uma vez.

Um jovem alemão de 19 anos, que entrava em Uruguaiana por Paso de los Libres, apresentou tosse e confirmou que havia passado anteriormente por países com altos índices de contaminação. Por isso, foi isolado no hospital San José, na Argentina, onde aguarda os resultados da doença que devem ser expedidos entre terça e quarta-feira.

A cidade de Paso de los Libres declarou situação de emergência em saúde por coronavírus e em função da dengue, mesmo que nenhum caso tenha sido confirmado oficialmente este ano. A recomendação é que os eventos privados, a exemplo dos eventos públicos, sejam suspensos até que seja retomada a normalidade.

No lado brasileiro da Aduana, orientações protocolares de higiene pessoal e evitar aglomerações.

Turista alemão foi isolado em hospital de Paso de los Libres para fazer testes do coronavírus — Foto: Reprodução / RBS TV

Turista alemão foi isolado em hospital de Paso de los Libres para fazer testes do coronavírus — Foto: Reprodução / RBS TV

Fonte: G1