
No Brasil, existem oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. No exterior, há mais de 20 núcleos onde a cultura, a história e os costumes do Rio Grande são vivenciados diariamente. A Confederação Internacional da Tradição Gaúcha reúne Brasil, Argentina e Uruguai em torno da mesma ideia de preservação da cultura gaúcha.
Eleições 2024: PAT dá a largada às entrevistas com candidatos à Prefeitura de Alegrete
Uma jovem alegretense, com notável cabedal de conhecimento sobre a cultura e tradição gaúcha, Milena Antunes, é a 1ª Prenda da 4ª Região Tradicionalista. Em entrevista ao PAT, ela destacou como foi memorável a geração e distribuição da 75ª Chama Crioula em Alegrete.

Criada desde pequena nesse meio, a prenda se emocionou ao lembrar do avô, Ernani Motta Antunes (in memoriam), que foi prefeito de Alegrete e a ensinou, além de incentivá-la. a vivenciar a cultura e essa tradição, que distingue o Estado dos outros da Federação. “Essa cultura está cada vez mais viva e forte”, atesta.
Matteus e Isabelle, namorados sob o olhar do Brasil
Milena destacou a integração das três pátrias (Brasil, Argentina e Uruguai), pela primeira vez na ascensão da chama, como uma demonstração de que temos as mesmas raízes e costumes, indumentárias, danças, culinária e músicas. “É algo singular que faz nossa alma pulsar e une famílias por algo que nos representa como identidade e história de um povo”, afirma.

A grandeza do MTG fez com que, em 2016, se comemorassem cinco décadas de existência de uma entidade que está entre as maiores da sociedade brasileira. São quase 1.700 centros de tradição juridicamente constituídos e cerca de um milhão de associados – um fabuloso exército de pessoas que acreditam nos mesmos valores e se dedicam aos mesmos afazeres culturais.