Nesta época, o estoque de sangue do Hemocentro Regional de Alegrete tem bom fôlego. E que os militares das unidades sediadas em Alegrete vão fazer a sua doação. O período é de março e abril, quando incorporam muitos militares em Alegrete informa a enfermeira técnica, Adriane Temp.
Esta semana, de acordo com a enfermeira, uma média de 40 militares vão doar sangue até a próxima sexta- feira. No momento, o 6º RCB está fazendo as doações. Mas, salienta que todos os quartéis colaboram, após contato prévio com eles e através dos meios de comunicação.
Todas as tipagens sanguíneas são importantes, mas o tipo O negativo é o que o Homocentro mais necessita.
A equipe solicita que a comunidade local participe mais, porque se não fossem as coletas externas nos 7 municípios da região que integram o Hemocentro Regional e ajuda dos militares, nesta época, o estoque fica muito baixo para ajudar os que precisam de transfusão de sangue. Isto e preocupante, ponderam os técnicos.
A ajuda dos militares é fundamental, destaca Adriene Temp, mas as pessoas que moram aqui deveriam participar mais, considera a enfermeira. “Qualquer pessoa de sua família pode precisar de uma doação. É um ato de amor e solidariedade e salva muitas vidas.”
E quem é doador tem que saber que pode retornar para fazer a sua nova doação de acordo com as orientações dos técnicos que trabalham no Hemocentro.
Atendemos a demanda de sete municípios e as coletas externas são sempre às quartas-feiras, salvo Livramento que a externa é nas quintas-feiras. Uma vez ao mês, uma equipe do Hemocentro viaja para cada município, conforme escala programada.