O Ministério da Defesa iniciou na manhã do último sábado a operação Ágata 8, que reúne as três esferas das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) no combate a crimes nas fronteiras do país. A ação é parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), criado através da assinatura de um decreto presidencial em 2011.
As ações da Ágata 8 abrangem mais de 16 mil quilômetros de fronteira com dez países da América do Sul e contam com 30 mil militares. Entre os crimes a serem combatidos estão narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.
A operação antecede a Copa do Mundo, realizada em 12 cidades a partir do dia 12 de junho. Assim como aconteceu em maio de 2013, com a deflagração da Ágata 7, às vésperas da Copa das Confederações, as ações coordenadas pelo Ministério da Defesa envolvem ainda agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, bem como profissionais de agências governamentais.
Em Alegrete a ação está sendo realizada na BR-290 , próximo ao trevo de acesso a Manoel Viana.