Moradores da Vila Nova se mobilizam pela permanência de técnica de enfermagem na ESF do bairro

A retirada de uma técnica em enfermagem que atuava na Estratégia de Saúde da Família, no bairro Vila, Nova causou descontentamento dos usuários. Um grupo de moradores entrou em contato com o PAT e destacou que a profissional era muito atenciosa com os pacientes. De acordo com uma dona de casa, de 37 anos, há duas semanas, Helen Severo, de 44 anos, foi transferida para a ESF da Promorar.

“A comunidade quer que ela volte, estamos elaborando um abaixo assinado. Não estamos desfazendo de nenhum outro profissional que atua ali, mas a Helen é uma enfermeira que ajuda a todos e sabe tudo do posto. Ela passava todo dia envolvida de um lado para o outro, sempre muito atenciosa. Atendia as crianças na pesagem, fazia vacina ajudava os idosos com vacinas de diabetes e outras coisas. O posto perdeu uma excelente enfermeira.”- destacou.
A dona de casa ressaltou que é um pedido da comunidade, que não estão colocando nomes com receio de retalhações posteriores.

Um dos grandes diferenciais da Helen, também era o carinho com as pacientes. Como ela reside no bairro muitas famílias carentes já tinham um contato mais próximo. A ESF tem esse princípio de um atendimento mais humanizado, acolhedor e ela fazia de forma singular todos os contatos com as pessoas que ali chegavam.- citou.

Em contato com a secretária de Saúde, Bianca Casarotto, a informação é de que foi necessário realizar o remanejo da profissional. Bianca argumenta que em momento algum foi discutida a questão profissional da técnica, tanto que não há processo administrativo ou qualquer fato que desabone sua conduta. Que a Helen também concordou em ir para a unidade de saúde da Promorar.

Já a técnica de enfermagem, Helen Severo, ficou emocionada em saber o quanto o trabalho dela é reconhecido. Ela disse que agradece a todos os moradores que entraram em contato. Porém, o seu trabalho agora será realizado na ESF da Promorar.