Moradores de seis bairros de Santa Maria sofrem com escuridão nas ruas

Lâmpadas queimadas, falta de suportes e postes inexistentes preocupam população

santa maria

Moradores de seis bairros de Santa Maria sofrem com escuridão nas ruas onde moram. Desde 4 de fevereiro, o Diário recebeu reclamações sobre problemas na rede de iluminação pública. Os relatos vão desde a ausência de lâmpadas quebradas ou retiradas até a inexistência de postes e suportes de rede. As reclamações chegaram por meio do cadastro da seção Tem Conserto? colaborativo.

No dia 4 de fevereiro, a dona de casa Luana Oliveira César, 25 anos, informou ao jornal que, em frente a sua casa, na Rua Pedro Santini, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, havia um poste onde a lâmpada não funcionava corretamente.

— Às vezes, a lâmpada liga, e em outras, não. Já foi arrumado diversas vezes, mas continua o mesmo problema. Por conta disso, é perigoso andar pela rua à noite, pois o local fica completamente escuro e já há bastante vegetação nos arredores, o que causa medo nos moradores — disse a dona de casa à reportagem nesta terça-feira, quase 50 dias depois de relatar o problema.

Assim como Luana, do outro lado da cidade, Graciele Monteiro, 33 anos, relata a mesma preocupação. A auxiliar de cabelereira reforça que os moradores da Rua Júlio de Ávila Dutra, no bairro Camobi, sentem medo de sair a pé à noite.

— Já faz três anos que reclamamos e nada é feito. É uma escuridão que amedronta. Tem um prédio abandonado próximo dos postes. Ali, muitas vezes, usuários de droga se reúnem, e os vizinhos acabam se privando de passar pelo local — explica Graciele.


Na Rua Marquês do Herval, faltam lâmpadas nos postes ao longo da rua. Foto: Jean Pimentel/Agência RBS

Situações semelhantes se repetem em outros quatro bairros (veja a lista abaixo). Na Rua Linha Velha da Fronteira, no Rosário, uma moradora relatou que os postes que estavam apodrecendo foram trocados, mas os suportes para os novos nunca foram instalados.

— Faz mais de um ano e meio que está assim. Os postes foram trocados, mas agora não há mais suportes para instalar as luminárias. Fica difícil, pois só com as lâmpadas que já existem não dá. Algumas acendem e, depois de um tempo, apagam — relata Giane de Souza, moradora da rua.

Secretário admite falhas

O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços de Santa Maria, Tubias Calil, admite que há problemas. Segundo ele, em alguns pontos da cidade não existe rede de baixa tensão, onde é instalada a rede de iluminação pública. Nesses casos, não é possível fazer a instalação de lâmpadas.

— Não significa que, por existir o poste de luz, é possível instalar as luminárias. A rede de baixa tensão não é a mesma utilizada para iluminação das residências. Ela é usada apenas para a iluminação pública das ruas — explica o secretário.

Além disso, segundo Tubias, há uma discussão entre a AES Sul e a prefeitura para determinar qual dos órgãos é o responsável por implantar esse serviço. O secretário afirma que a prefeitura não tem capacidade técnica e, para poder dar conta de toda a demanda de problemas, seria necessária a ajuda da AES Sul.

— Nós não temos gente suficiente para realizar este trabalho. Há vários pontos da cidade com o mesmo problema, mas não temos capacidade técnica de solucionar tudo. Temos uma equipe que faz a manutenção dos locais, mas falta gente — relata Tubias.

Desde novembro de 2014, a Quantum Energia Elétrica, empresa catarinense, foi contratada pela Prefeitura de Santa Maria para prestação de serviços relacionados à iluminação pública na cidade.

— Nosso trabalho está apenas no início e vamos continuar realizando os reparos na cidade. Existem, diariamente, sete equipes fazendo a manutenção nos pontos sem luz — afirma Gilberto Vieira, diretor da empresa.

Entretanto, o secretário salienta que o procedimento necessário para auxiliar na resolução dos problemas é a abertura de protocolo na Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, por meio do (55) 3222-0733. A partir disso, a equipe de manutenção dispõe de 48h para realizar os reparos.

Onde estão os problemas

– Rua Dr Bozano, nas imediações da Praça Saturnino de Brito, no Centro
– Rua Pedro Santini, no Nossa Senhora de Lourdes
– Rua Júlio de Ávila Dutra, em Camobi
– Travessa Gramado, na Lorenzi
– Rua Marquês do Herval, no Medianeira
– Rua Linha Velha da Fronteira, no Salgado Filho

 

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA