Em Nota, o município de São Francisco de Assis informa que os cavalos vão participar do Desfile Tradicionalista em 20 de Setembro.
O Departamento de Cultura juntamente com Secretaria de Agricultura e Abastecimento, preocupados com o Mormo vem trazer algumas colocações a este respeito:
O mormo é uma enfermidade infecciosa fatal causada pela bactéria Burkholderia mallei que afeta principalmente cavalos, asnos e mulas, sendo transmissível ao homem e a outros animais, sendo que a infecção mais comum se da pela ingestão de alimentos ou água contaminada, podendo também ser fonte de infecção aerossóis e fômites contaminados que entram em contato com os animais através dos arreios e equipamentos, a bactéria também pode penetrar no organismo por contato com lesões ou abrasões de pele e mucosas.
O Mormo é uma doença fatal para a qual não existe vacina, sendo uma enfermidade pouco freqüente no homem, e os animais infectados representam um risco para o mesmo, a infecção se da por contato direto com animais infectados, através de suas secreções e por contato indireto através de fômites, comida, terra e água contaminados.
Atualmente não existe nenhum tratamento com medicamentos veterinários capaz de curar a infecção. O controle requer detecção precoce e realização de provas diagnósticas nos casos suspeitos assim como nos eqüídeos aparentemente normais como forma de prevenção.
Sendo recomendado as seguintes medidas de prevenção:
-Severa vigilância das populações animais suscetíveis e notificações de todos os casos suspeitos,
– Manter limpa a propriedade
– Em caso de suspeita, deixar o animal em quarentena,
– Caso haja suspeita de contaminação providenciar na desinfecção da propriedade,
– Sendo identificada a infecção o animal deverá ser morto e incinerado, bem como todos os materiais por ventura contaminados, inclusive os arreios.
Desta forma comunicamos a população em geral, em especial aos proprietários de cavalos e dirigentes de entidades Tradicionalistas que as festividades da Semana Farroupilha ocorrerão normalmente e por decisão do Prefeito Horácio Brasil, está mantido o Desfile Farroupilha do dia 20 de setembro, havendo apenas alguns regramentos, tais como:
– É obrigatório todos os proprietários de cavalos que venham se movimentar com seus animais para participarem de eventos e aglomerações, inclusive cavalgadas, obrigatoriamente deverão portar o exame de Mormo e Anemia infecciosa eqüina e o atestado negativo para sinais clinico de Influenza (gripe) eqüina emitido por Médico Veterinário.
Para que ocorra alguma mudança na decisão hora tomada, depende de fatos novos a nível de Estado ou especificamente em nossa região.
Maiores esclarecimentos sobre este assunto procurar o Médico Veterinário André Luis Vielmo Vêscovi, responsável pela Inspetoria Veterinária de nosso município.
Valdevi de Lima Maciel
Diretor de Cultura
Divando Nemitz
Secretário da Agricultura
Manoel Viana também terá os cavalos no Desfile
Em reunião nesta segunda-feira, 24, tradicionalistas e autoridades de Manoel Viana decidiram que os cavalos vão participar do Desfile Tradicionalista desde que devidamente examinados por veterinários.
Fonte e foto: Rafael Nemitz