Morre Ida Tólio

Ida Boro Tólio esposa do ex vice -prefeito e vereador Darci Tólio morreu em Santa Maria neste dia 24 de fevereiro.

Ida 01

A família, descendentes de italianos, veio da quarta colonia – região de Santa Maria para Alegrete em meados dos anos 60 para trabalhar na agricultura.

Depois, além da produção de arroz, a família Tólio se envolveu na política, em causas sociais e na comunidade alegretense. Darci Tólio foi vice- prefeito do José Carlos de Moura Jardim, vereador pelos partidos PP e depois PSDB.

A esposa Ida Tólio, sempre na retaguarda do marido e da família, se engajou na Associação dos Arrozeiros, ajudando em festas com a equipe da panela que fazia o tradicional arroz de gringo.

Ida 02

HISTÓRIA

Após vieram para Santa Maria iniciando o cultivo do arroz. Em meados de 1957, o Sr. Darcy Tólio, filho de Luis Fioravante e Dosolina Guidolin, veio para São Francisco de Assis para trabalhar com o Sr. Augusto Guidolin, seu tio e padrinho. Nesta mesma época casou-se com a Srª Ida Moro Tólio. Mais tarde, em 20/07/1960 mudou-se para Alegrete para trabalhar com o Sr. Getulio Paiva Pereira, com quem trabalhou 6 anos. O Sr. Darcy Tólio e Dona Ida tiveram 6 filhos: Eliane, Elaine, Edna, Elvio Antônio, Eliziane, Luis Fernando.

Em meados de 1966 iniciou o plantio por conta própria, na localidade do Posto de Bombas e posteriormente mudou para a localidade de Mariano Pinto em parceria com o Sr. Américo Martini e depois no Rincão de São Miguel, terra de sua propriedade até hoje, denominada Sto Antônio. Neste meio tempo construiu um Pavilhão de alvenaria para secagem e beneficiamento de cereais, localizado no prolongamento da Av. Assis Brasil, o qual também chamado Sto Antônio, anos de 1976 a 1977. Outra parte da família Tólio veio parar em Alegrete para trabalhar na ferrovia, porém deveriam fazer a imigração para o Uruguai, pois todos já eram profissionais (já exerciam alguma profissão; não tratavam-se de colonos que estavam procurando terras para melhorar sua situação financeira). Atualmente, da família, o Sr. Darcy Tólio, a Dona Ida Moro Tólio e o Luis Fernando, possuem dupla cidadania. A família completou 49 anos trabalhando no município. 

Foto: Arquivo Jornal Expresso Minuano