Morre Manoel Fernandes, um dos mais ativos tradicionalistas de Alegrete

Um dos mais importantes tradicionalistas do Município morreu aos 82 anos, deste dia 7, na Santa Casa de Alegrete.

Manoel Fernandes era daqueles gaúchos da cepa e que atuou em vários CTGs, órgãos e festivais de Alegrete.

Ele foi patão dos CTGs Amizade de Vasco Alves, Farroupilha, presidente da Campereada Internacional, Coordenador dos Festejos Farroupilha, da 4ª Região Tradicionalista, da Ronda da Canção Nativa, do Canto   Alegretense e presidiu o Festival de Gaita Ponto.

Sempre pilchado e de caminhar firme, Manoel Fernandes deixa um legado ao tradicionalismo e à cultura de Alegrete, como lembra a Presidente da 4ª Região Tradicionalista Ilva Maria Borba Goulart .

-Ele representou muito ao movimento tradicionalista, pelo conhecimento e cultura que adquiriu no meio em que atuou. Deixa uma lacuna, porque até os 82 era ativo nas atividades.”

Cléo Severo Trindade, atual presidente da Campereada e dos Festejos Farroupilha fala da importância do seu Manoel a esses eventos e que todos sentem sua perda, como um dos mais ativos tradicionalistas do Alegrete.

Vera Soares Pedroso

Compartilhar

3 Comentários

  1. 🎶Meus cabelos tem a cor dos gelos da madrugada
    Meus pés que quebraram geadas mal conseguem me apoiar
    Sei que Deus vai me chamar em seguida pra o seu lado
    Vou feliz por ter deixado uma herança partilhar…

  2. É tive a oportunidade de conviver dentro do tradicionalimo com o amigo senhor Manoel Fernades ele como presidente da quarta Região, Campereada e outros tantos eventos tradicionalistas de cunho artistico, Cultural e lides campeiras .eu como patrão do Vaqueanos, pres.Campereada e outra andanças juntos pelo Rio Grande,lembro a cada encontro de patrões tínhamos que disputar no voto entre os patrões da região qual o CTG sediaria o próximo encontro e cada encontro era disputado na participação e discussões de interesse do movimento,homem de ação , consilhador e aglutinador,hoje,neste momento me sinto intristecido,por não telo enaltecido em vida,mas mesmo assim há ele eu tiro meu chapéu pelo que fizeste como cidadão tradicionalista,homem que muito contribuiu também em ações social,mas com certeza hoje na querencia eterna,descansará em paz junto a Deus pai.

  3. Manoel Fernandes como bem se vê tem seu nome gravado pela sua importância no movimento tradicionalista.Eu tive o privilégio de conviver com o seu Manoel em movimentos da comunidade e, especialmente,no Conselho Municipal de Educação onde ele atuou e contribuiu
    com seu conhecimento e história de vida para a qualidade da educação na formação do cidadão.Vá em paz porque por aqui deixa sua marca registrada.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*