Morre Tio Chico, o “guardião” do postinho do bairro Macedo

Morreu no último sábado(29), em Canoas, tio Chico, uma referência no bairro Macedo. Francisco Assis da Rosa estava com 94 anos e residiu durante muitos anos no bairro, onde era conhecido e estimado por todos.

Por muitas décadas, foi guarda do “postinho”, hoje extinto e, mesmo depois de aposentado, ia religiosamente todos os dias às 6h com qualquer tempo abrir o posto para que as pessoas não ficassem no relento. Por horas, ele ficava  conversando com todos. Desta forma, cultiva uma vasta lista de amigos e era admirado por adultos, idosos e crianças.

Depois de abrir o “postinho”, tio Chico ia para o escritório da Usma- União dos Servidores Municipais de Alegrete, onde ficava conversando e ajudando no atendimento das pessoas que ali chegavam. Fazia parte do grupo de idosos que jogavam truco no salão da USMA, juntamente com seu grande amigo Otto Ávila Anhaia(in memórium). Os dois reuniam grande número de idosos nas quartas-feiras à tarde para o lazer.

Nos último tempos residia em Porto Alegre com o filho João da Rosa, que se dedicou ao máximo em lhe proporcionar bem estar na velhice. Ele adorava participar de todas as reuniões familiares, Semana Farroupilha e churrascos.
Izete Anhainha, o descreve como uma pessoa carismática, alegre, espirituoso e com um coração imenso de bondade e carinho por todos que conviveram com ele. “Tio Chico adorava crianças e era padrinho do meu neto, era amado por todos de casa.”- ressaltou.
Viúvo deixou filhos, enteados e netos . As últimas homenagens foram na Funerária Angelus e o sepultamento no cemitério Municipal de Alegrete.

Flaviane Antolini Favero