Morreu Dr. Carlos Marczyk

CAM00318

Corpo esquio, magro, passos firmes e um tanto rápidos,assim foi o médico, de origem polonesa, que escolheu Alegrete para exercer a Medicina no início dos anos 60,  junto com sua esposa também médica ginecologista, Drª Elisa Marczyk (in memoriam)

Famílias e famílias de Alegrete tinha no Dr. Carlos a confiança e a segurança no médico que sempre com seu avental branco e sua maleta preta entrava, a qualquer hora, nas casas de quem o chamasse para dar o alento, a receita e ainda dizer palavras de ânimo à beira dos leitos.

Por muitas décadas, a casa de dois pisos da Praça Getúlio Vargas,onde recentemente funcionou a RBS TV foi o seu consultório. Sala de espera com bancos antigos, (parecidos com os de cinema) tudo muito tradicional. Mas ao abrir a porta do consultório,lá estava ele pronto a ajudar. Assim também era pelos corredores da Santa Casa de Caridade onde, bem cedo, percorria todos os quartos de seus pacientes e ainda parava nos corredores para quem buscasse sua orientação médica. Sem falar nas centenas de cirurgias que realizou em Alegrete.

Há mais de 15 anos,desde que ficou viúvo se mudou para Porto Alegre onde vivem os filhos,sendo que um  deles é um dos maiores orto traumatologistas do Brasil, o professor Carlinhos- xará do pai.

A Fundação Médica do Rio Grande do Sul comunicou como pesar  o falecimento do Dr. Carlos Marczyk, pai do Ex- Presidente da instituição o Dr. Luiz Roberto Stigler Marczyk.

O falecimento do Dr. Carlos Marczyk ocorreu no último dia 10 de janeiro de 2015 em Porto Alegre.

A Fundação Médica do Rio Grande do Sul está em luto pela perda de um colega, cuja vida foi dedicada a uma perene e árdua luta a saúde pública e ao bem comum. Em nome da Fundação Médica do Rio Grande do Sul nossos pêsames à família Marczyk nos solidarizarmos a perda.