Motorista do micro-ônibus que pegou fogo na 290 foi decisivo e evitou uma tragédia

Ederson Morais, condutor do micro-ônibus da Secretaria da Saúde que pegou fogo na BR 290 na manhã desta terça-feira, agiu com muito profissionalismo e conseguiu, sem pânico, desembarcar os 17 passageiros que estavam no veículo, entre os quais muitos idosos. Esta afirmação foi feita pela secretária Bianca Casarotto ao elogiar a forma como o motorista atuou num momento difícil e que ensejava uma ação rápida e precisa.

Conforme contou o motorista Ederson, a viagem estava sendo tranquila, até que próximo à divisa de Alegrete com Cacequi, região do Itapevi, o micro-ônibus se cortou, então ele levou o veículo para o acostamento e tentou dar arranque, mas não teve sucesso. Ao descer do micro e observar embaixo, percebeu que havia uma língua de fogo no lado esquerdo próximo ao rodado dianteiro. Rapidamente ordenou que os passageiros descessem, alguns idosos, com dificuldades, mas conseguiu esvaziar o ônibus e deixar as pessoas afastadas do carro por precaução, diante da iminência de explosão do tanque de combustível como de fato ocorreu logo em seguida.

O motorista Ederson, que está lotado na UPA como motorista da ambulância, com oito anos de experiência, substituiu outro colega na viagem. Ele disse que foi um momento de susto, mas que a preocupação era preservar a segurança dos passageiros. Usou toda a carga do extintor mas não resolveu. Veículos que transitavam no momento tiveram de parar e aguardar porque o volume de fumaça era muito grande.

Um outro veículo providenciado pela Secretaria de Saúde fez o translado dos passageiros que seguiram para Rosário. Ederson ficou no local aguardando o guincho enquanto lembrava da experiência difícil que viveu ao ter o veículo que conduzia pegando fogo em plena rodovia. Retirar os 17 passageiros de forma rápida e todos ilesos foi uma vitória, desabafou.

DPCom PMA