
De acordo com a Supervisora da Recepção de Urgência e Emergência do hospital, Amanda Simões, esse fluxo é considerado normal, refletindo a demanda dos pacientes provenientes de outras cidades que integram a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A Santa Casa de Alegrete é referência em diversas especialidades médicas e exames, o que faz com que pacientes de municípios como Quaraí, Barra do Quaraí, Manoel Viana, Itaqui e Rosário do Sul busquem atendimento na unidade hospitalar. Segundo Amanda Simões, a instituição recebe diariamente ambulâncias transportando pacientes dessas localidades para consultas, exames e procedimentos médicos.
Leia mais: Governo do RS mantém aulas na rede estadual apesar da onda de calor no Estado
Além dos atendimentos gerais, o hospital conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que é um serviço de referência em todo o estado. A unidade já recebeu bebês prematuros de diversas regiões do Rio Grande do Sul e até de cidades de países vizinhos, reforçando a importância da Santa Casa no atendimento especializado e de alta complexidade.
Apesar do grande fluxo de ambulâncias, a equipe da Santa Casa ressalta que os atendimentos seguem dentro da normalidade, garantindo suporte à população regional que depende do hospital para cuidados médicos especializados.