Mulher se apavora com cobra em cima da pia na Vila Grande

Um morador do bairro Vila Grande, nas proximidades do Arroio Regalado, encontrou uma cobra na pia. Ele mora nos fundos da casa dos pais. Na quarta-feira (1º), após almoçar estava de saída para o trabalho, quando ouviu  gritos vindo da cozinha. Era sua mãe, após ver o animal peçonhento.

O dono da residência estava dormindo. Segundo o morador, Daniel Souza Pinto, a cobra invadiu o pátio pelos fundos da casa. Daniel diz que as pessoas estão apavoradas. Em virtude das constantes queimadas, o cheiro de fumaça de pasto e lixo incinerado é insuportável. E com isso acreditam os moradores, as cobras saem do mato e estão invadindo as casas nas proximidades. Há vários relatos da presença de cobras no meio da.

“Minha mãe estava lavando a louça e a cobra apareceu”, comenta Souza. Ele diz que já ligou para os Bombeiros, Polícia Ambiental e Brigada Militar ,mas não viu nenhuma ação em forma de coibir as queimadas no local. “Os Bombeiros já estão cansados de atender essas mesmas ocorrências que nem fazem mais caso de vir”, entrega o morador.

cobra

Incomodado com a fumaça que inala todas as noites pergunta de quem é a responsabilidade?
Queimada é Crime Ambiental -Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), queimar lixo constitui crime.
A Lei define que toda poluição gerada em níveis que provoquem (ou possam provocar) danos à saúde humana, a mortandade de animais ou a destruição da flora implica em reclusão de um a quatro anos, além de multa.

20150318_101310

O lançamento de resíduos sólidos, líquidos, gasosos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências legais pode resultar em reclusão de até cinco anos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) enfatizou a proibição da queima a céu aberto de resíduos sólidos ou de forma não licenciada. A correta destinação para os resíduos sólidos, também estabelecida por lei, é muito clara: orgânicos devem ser encaminhados à compostagem, rejeitos aos aterros licenciados, recicláveis à indústria de transformação e resíduos perigosos aos aterros industriais ou devolvidos ao fabricante. Nos casos em que a queima é necessária, existem meios como os incineradores, que consideram a temperatura ideal e a utilização de filtros no tratamento da emissão atmosférica liberada da combustão do resíduo.

fogo3
“O pessoal tem queimado o campo direto aqui na Vila, e as cobras tem aparecido nas casas”, confessa Daniel.

A reportagem do Portal Alegrete Tudo entrou em contato com a Corporação dos Bombeiros que alega que atendem uma média de três incêndios por dia, todos com queima de campos, próximo aos fios de rede elétrica. Segundo eles, às vezes é impossível atender dois chamados ao mesmo tempo.