Municipários de Porto Alegre aprovam greve da categoria

Paralisação terá início na próxima quarta-feira

greve

Os servidores municipais de Porto Alegre decidiram na tarde desta quinta-feira entrar em greve após rejeitarem a proposta da prefeitura de reajuste salarial. O Executivo propôs um aumento dos salários pela inflação (8,17%) em parcelas até 2016.  A paralisação terá início na próxima quarta.

Os municipários já haviam iniciado nessa quarta-feira uma paralisação de 48 horas. Dezenas de servidores impedem desde a manhã de ontem a entrada de funcionários da Secretaria da Fazenda que, segundo o sindicato da categoria, foram os únicos beneficiados por um projeto de reestruturação de cargos e salários.

Serviços em postos de saúde, secretarias e atendimento de chamadas do telefone 156 (Fala Porto Alegre) já são prejudicados pela paralisação de 48 horas. A pauta de reivindicações da categoria é extensa, incluindo 20% de reajuste salarial. O percentual se refere às perdas salariais, inflação e ganho real. A categoria também exige vale-alimentação de R$ 23, e que seja cumprida lei que prevê reajuste no momento em que há alteração do salário mínimo.

A lista foi entregue ao prefeito José Fortunati no dia 9 de abril. Em 28 de abril, a categoria realizou um dia de luta, com ato no Paço Municipal e caminhada pelas ruas do Centro até a Secretaria Municipal de Educação.

 

Fonte: Correio do Povo