
Os músicos de Alegrete já estão recebendo auxílio alimentação. Muitos artistas em dificuldades financeiras por causa do cancelamento de shows, receberam uma ajuda através de recursos para a compra de alimentos pelo projeto consolidado pelo deputado estadual Luiz Marenco, que conseguiu créditos para compras em supermercados.
Ainda que concorde com as medidas de prevenção adotadas ao coronavírus, pois a saúde coletiva é prioridade neste momento, Marenco chama a atenção para o fato de que existe toda uma cadeia produtiva que envolve profissionais de diferentes segmentos em torno dos eventos artísticos e culturais que agora se encontra em uma situação de aflição e penúria, pois o seu mercado deixou de existir repentinamente, pegando a todos desprevenidos. Dados da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), indicam que a economia criativa gera mais de 130 mil empregos formais e registra aproximadamente 48 mil microempreendedores individuais no estado.
Em Alegrete, músicos que integram o projeto #TodosporAlegrete, já estão solicitando o recurso no valor disponibilizado de R$ 100 (Cem Reais), por artista. Bruno Souza que lidera a campanha em Alegrete, está cadastrando os que pedirem auxílio. Souza, juntamente com os músicos Maurício Castro e Mateus Pacheco, quaraienses do Grupo Gaitaço Tchê, que deram largada na Fronteira Oeste em busca de auxiliar artistas da região.
A Confraria da Música, formada por músicos de todos os segmentos busca socorrer os colegas mais necessitados. “Muitos precisam de medicamentos, comida e até leite para alimentar os filhos.”, afirma Bruno Souza, cantor que idealizou a campanha à nível local.
A campanha “Melodia Solidária” possui rifas, conta bancária para depósitos e vaquinha online. No município não é diferente, a campanha #TodosporAlegrete segue engajando segmentos da comunidade com arrecadação de alimentos, e a tradicional vaquinha.
Até à noite de segunda-feira (13), sete músicos já tinham sido cadastrados e tiveram suas compras liberadas no supermercado indicado em Alegrete. Artistas interessados devem contator o cantor Bruno Souza, através do (51-9 9603 5198), para agilizar cadastro.
Júlio Cesar Santos Foto: reprodução WattsApp