Na ponta da sapatilha: uma história de arte, beleza e amor à dança. Ballerina comemora 30 anos de dança em Alegrete

Ballerina comemora 30 anos de dança em Alegrete

ballerina jaque

Portal: Como é fazer 30 anos de arte e dança em Alegrete?

Escola Ballerina: Nos 30 anos da Ballerina, o sentimento de orgulho em estarmos tantos anos juntos à comunidade onde vivemos e em quem alicerçamos nossos ideais e nossas crenças,  através da arte da dança e através dela podemos construir uma sociedade melhor. Também não se pode deixar de falar na consciência de que este momento é hora de revermos toda esta trajetória, analisarmos os pontos positivos e negativos e mantermos a continuidade na nossa grande missão. “Educar e formar através da arte da dança”.

Portal: Como tudo começou ?

Escola Ballerina: Tudo começou ainda, enquanto bailarina atuante, sonhei com minha própria Escola diz Jaqueline, com uma meta: oportunizar esta bela arte a todas as pessoas, indiferente de cor, situação financeira, mas levar o prazer do movimento a todos os que como eu, que desde criança, sonhava com minhas sapatilhas e um palco para dançar. Aí veio a Ballerina, que dentro da minha imaginação, já existia há muitos anos, mas foi em dezembro e 1984, com a ajuda de meus pais e de um grupo de famílias da comunidade que nasceu este projeto de dança democratizada.

Portal: Alegrete já foi polo e dança, por que perdemos esta referência ?

Escola Ballerina: Acredito que a Ballerina esteja sempre dando continuidade nesta referência, pois estamos sempre nas principais vitrines do país levando o nome de Alegrete através do sólido trabalho que nossas crianças e jovens apresentam pelos palcos afora. Recentemente, um grupo de alunas esteve em Buenos Aires  em um curso de dança e, mais uma vez, nossa arte obteve o merecido reconhecimento.

ballerina

Portal: Quantos alunos fizeram parte da Escola nestes 30 anos ?

Escola Ballerina: Foram muitos os alunos que já aprenderam seus primeiros passos nesta Escola, gerações que vão e voltam para nossa terra e que nunca esquecem do aprendizado que daqui levaram, e que por todos é mencionado como aprendizagens para a vida’.

Portal: Além a graça, do glamour, quais os outros benefícios da dança?

Escola Ballerina: A dança contribui na formação global do ser humano, através da disciplina, auto estima, organização, hábitos saudáveis de vida e sem contar com a postura e coordenação.

ballerina criança

Portal: A Ballerina nos eventos do RS e no Brasil, quais projetos ?

A Ballerina tem com projeto maior o Projeto Primeiros Passos que oportuniza o aprendizado da dança de forma gratuita e em parceria com a Secretaria de Educação, oferta vaga para 100 crianças da rede municipal de ensino.

Portal: Balé tem estigma de ser feminino, como é a procura do público masculino por balé em Alegrete ?

Escola Ballerina: Embora sejamos conhecida como a mais gaúcha das cidades, o ballet masculino sempre ocupou espaço em nossas salas de aula, embora em número menor que a participação feminina.

ballerinadois

ballerina casal

Por: Vera Pedroso, Julio Cesár da Luz

Colaboração e fotos: Escola de Dança Ballerina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *