
Na semana do meio ambiente uma cena desoladora.
São incontáveis as abordagens sobre o tema, meio ambiente, reciclagem, educação ambiental, entretanto, parece que nunca é demais, pois a cada dia os flagrantes de descartes irresponsáveis ocorrem em situações diversas.

O PAT recebeu imagens de uma rua que fica na entrada do bairro Nilo Sores Gonçalves, Zona Leste, Alegrete.
O morador destaca que, muitas vezes não são pessoas da comunidade do local que realizam os descartes, pois eles já presenciaram, indivíduos que chegam com veículos ou carroças para a ação criminosa.





As imagens que ficam são muito negativas para todo o bairro, além de apresentar risco à saúde.
O morador informou que vários mutirões já foram feitos por moradores e também limpezas pela Prefeitura, contudo, as pessoas não respeitam e seguem irregulares.
O descarte irregular de lixo e entulhos é considerado crime ambiental que dá multa (que pode variar de R$ 3 a R$ 4 mil) e detenção para quem for pego em flagrante. Se for identificado o infrator pessoa física, ele responderá pelo próprio ato. Caso o infrator esteja a serviço de uma empresa, ela será notificada e responderá pelo crime.
No local há roupas, eletrônicos, móveis, animais mortos, entre outros produtos e objetos.
Bom dia primeiro tem que arrumar um local próprio para o descarte pois o antigo aterro sanitário (lixão) está desativado sem um local apropriado vai acontecer o descarte em locais impróprio para o descarte.
Imagens sem dúvida bastante constrangedoras. É a tal coisa, o bolso, ou seja, a multa, também ajuda a educar o indivíduo. Cabe ao poder público, pois, agir.