

Em todo o mundo, o dia 28 de junho é considerado o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (ou ainda LGBTQIAPN+), e durante todo o mês, eventos e paradas celebram as vitórias históricas e reforçam a luta para garantir os direitos da comunidade. O período faz referência a um movimento que aconteceu nos anos 1960 em Nova York, e ficou conhecido como a “revolta de Stonewall”.
Agentes de Saúde estão chocados com a retirada de 20% de insalubridade dos salários
Na Câmara, em Alegrete, uma diversificada programação foi desenvolvida durante a manhã e a tarde, sob coordenação do vereador João Monteiro.

Na abertura, houve a saudação do presidente Luciano Belmonte. Na sequência, a drag Donatella fez uma apresentação artística.
Polícia Civil confirma a identificação de ossadas encontradas em cemitério clandestino

Dois painéis aconteceram ainda pela manhã: “A sexualidade na perspectiva da psicologia”, a cargo de Anália Ferraz Rodrigues, e “Existência, Resistência e (Re) existência, com Athena Beauvoir Rovena.

A tarde iniciou com o painel “Por Onde Andei – narrativas de homens trans”, com duas falas importantes: Léo Esteves, digital influencer, idealizador do Canal Militante Trans; e Joe Suptitz Carneiro, enfermeiro, graduado pela UFSM.


O segundo painel da tarde esteve a cargo de Thadeu Lucca, psicólogo que atua no Ambulatório Trans e Unidade de Internação de Saúde Mental do Hospital Casa de Saúde de Santa Maria. Na sequência, o professor Rodrigo Smolareck abordou Diversidade e o Mundo do Trabalho.



Após, uma roda de conversa reuniu os painelistas para encaminhamentos, quando a secretária de Saúde do Município, Haraceli Fontoura anunciou que o Município terá um ambulatório capacitada para acolher a atender a comunidade trans, uma das demandas da edição passada do Encontro Regional.
Uma apresentação artística da transformista Meta Morpha encerrou com chave de ouro o Encontro.
Fotos: assessoria CMA