A falta de profissionais e incertezas no futuro do Mais Médicos preocupam a Secretaria de Saúde de Alegrete

Um dos temas mais debatidos, neste período, é relacionado à saúde. Nesta época do ano há um movimento muito mais intenso nas Estratégias de Saúde da Família(ESFs), Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e Santa Casa.

Numa análise contextual, a Secretaria de Saúde do Município apontou entre outras questões, as lacunas existentes no Programa Mais Médicos(PMMB), que é uma preocupação pela possível saída de mais seis profissionais. Atualmente a rede enfrenta a falta de três médicos: na ESF Rondon ( que hoje está com um médico “emprestado” 1 turno), e não houve falta de atendimentos desde que a médica do programa saiu. O outro é a ESF Itinerante que hoje o trabalho é realizado por escalas, onde cada médico sai um dia no mês da sua unidade para atender na Zona Rural.

Porém, no próximo ano, termina o período de 6 médicos do Programa Mais Médicos, em Alegrete. “O governo Federal fala em outro programa para substituir o PMMB, mas até agora, ainda, não foi apresentado. Com isso, não temos garantias de substituição desses profissionais. Contudo, enquanto Município, nós já estamos estudando alternativas para manter os atendimentos nas Unidades de saúde em que os profissionais pertencem.” – descreveu Luciana Chies – Diretora da Atenção Básica.

A responsável falou que a saída dos médicos vai ocorrer entre fevereiro e junho do ano de 2020. “Quanto ao estudo que estamos fazendo, não há uma definição se serão médicos do Município ou não. Como disse, estamos estudando, enquanto esperamos uma posição do Governo Federal em relação a saída desses profissionais. Mas, hoje, não temos nenhuma unidade sem médico e vamos trabalhar para manter isso.” – concluiu.

Flaviane Antolini Favero