Alegrete encerra semestre com saldo negativo em geração de empregos

O município encerrou o primeiro semestre de 2019, com o saldo negativo no que se refere a geração de empregos, de acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Entre as cidades que mais geraram empregos neste primeiro semestre de 2019, a cidade de Alegrete registrou um número negativo de 258 postos de trabalhos fechados. Em comparação com as 71 maiores cidades gaúchas, Alegrete ficou em 61ª colocação. Segundo dados apresentados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Alegrete ostentava um saldo positivo na geração de vagas de emprego com carteira assinada nos três primeiros meses do ano. Porém fechou o semestre de forma negativa.

Entre os dados obtidos nas planilhas divulgadas pelo Caged, o setor de comércio fechou 181 postos de trabalho, juntamente com o setor agropecuário que fechou com saldo de menos 125. Já a construção civil teve 29 negativos, e menos três demissões em serviços de utilidade pública. De positivo no semestre, os setores da indústria de transformação (58), e serviços (22), no acumulado em seis meses.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade dos Santos, os números são sazonais e os números negativos no primeiro semestre acontecem há cinco anos, sempre neste mesmo período. O secretário afirma que já para o segundo semestre do ano, os números serão amplamente positivos.

Na consulta individual em 71 planilhas de cada uma das cidades no Caged, na região e cidades próximas os números também não foram bons. A cidade de Itaqui fechou com saldo negativo de 79, São Borja (-174), Santana do Livramento (-159) e Uruguaiana com menos 350 vagas fechadas.  Líder em geração de empregos foi a cidade de Santa Cruz do Sul, com 5635 postos de trabalhos.

Júlio Cesar Santos