Prefeitura já realiza coleta seletiva em Alegrete

A Secretaria de Meio Ambiente já realiza a coleta seletiva, em Alegrete. Para que ela seja feita de forma eficiente, jpá foram colocados os containers azul para o lixo reciclável e os marrons para lixo úmido, o que não pode ser reciclado.

A Secretária de Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi, diz que uma das vantagens que já observaram, em pouco mais de uma semana, foi o trabalho do caminhão da coleta, em um turno, que ajudou os catadores das Cooperativa Tiaraju e Cocarsal e poupou três dias de trabalho deles com os carinhos puxados a mão.

Para isso as pessoas devem conhecer cada tipo de material que podem ser separados e depois ir para a reciclagem.

O chamado lixo seco inclui todos os tipos de papel (como jornais, folhas papelão, cadernos embalagens de leite e sucos).

Ainda como lixo seco entram os plásticos de todos os tipos e os metais ( latas de alumínio, panela, parafuso, prego, grampo, clip, fio, ferro, latão e zinco)

Os vidros de qualquer forma também é lixo seco.

E todos estes podem ser reciclados para que se transformem em outros materiais, ajudando assim a natureza, evitando que todo o lixo seco que produzimos vá para os aterros sanitários ou depósitos irregulares.

A coleta seletiva também inclui a separação do lixo úmido que inclui todos os restos de alimentos e este ao ser separado serve como adubo.

Vera Soares Pedroso