
A iniciativa tem como objetivo descentralizar as revisões de 30 e 60 dias, que anteriormente também eram realizadas em Rosário do Sul, e transferi-las para Alegrete.
De acordo com a diretora de Atenção Especializada, Vanda Dorneles, o planejamento da ação considerou a humanização do atendimento e a facilidade de acesso à saúde para os pacientes, em sua maioria idosos. A partir de agora, as revisões e consultas serão feitas no município, reduzindo a necessidade de deslocamento e os riscos associados às viagens.









O atendimento contempla 60 pacientes para revisões pós-operatórias e 50 consultas oftalmológicas, em cada etapa. Os pacientes que passam pela revisão de 60 dias já saem com a receita para óculos. A iniciativa é realizada com o Centro Médico de Visão, coordenado pelo Dr. Humberto Scheuermann, e representa também uma economia para o município.
Leia mais: Rajadas de vento de quase 100 km/h causam estragos em Uruguaiana
Segundo Celeni Viana, coordenador do Atendimento Fora do Domicílio, há atualmente mais de 1.800 pacientes em acompanhamento. A secretária de Saúde, Heili Temp, destacou o trabalho desenvolvido, comparando-o a um processo de preparação para resultados futuros e afirmando que, apesar de possíveis resistências iniciais, a expectativa é de benefícios a longo prazo.
Entre os beneficiados, Jorge Teodoro, de 66 anos, que realizou cirurgia em 6 de novembro, recebeu a receita dos óculos e a revisão necessária. Homero Souza, de 79 anos, também participou da iniciativa e recebeu sua receita oftalmológica.
Vanda Dorneles explicou que a limitação de 60 revisões e 50 consultas por ação visa garantir um atendimento adequado, com conforto para os pacientes. O vice-prefeito Luciano Belmonte estiveram no CEMA acompanhando os atendimentos e conversando com os pacientes sobre a nova dinâmica adotada.