O alegretense que saiu da Unipampa e conseguiu vaga de doutorado no renomado ITA

O alegrentense Juner Vieira, oriundo da escola pública Dr Lauro Dornelles e egresso da Unimpampa, é um dos alunos do doutorado no renomado e referência internacional, Instituto de Tecnologia da Aeronáutica- ITA que fica em São José dos Campos -SP.

Depois de se formar em Engenharia de Telecomunicações, aqui na Unipampa, onde também fez seu Mestrado quis ir além e se inscreveu para o doutourado no ITA um dos mais conceituados e concorrido na área no Brasil e América Latina.

A seleção aconteceu, conforme Juner, pelo currículo e artigos publicados.

A mãe Neiva Moreira Gomes, que mora no bairro Nova Brasília, diz que é seu filho único e ela chora de orgulho e de saudade, mas sabe que ele tem trilhar este caminho, porque se dedicada e merece.

O doutorando Juner Vieira já está em São José dos Campos onde as aulas vão iniciar no dia 29 de agosto.

A partir do sexto período da graduação, Juner iniciou suas atividades de iniciação científica, no Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-ondas e Antenas, da Unipampa Campus Alegrete, tendo como orientador o professor Marcos Heckler.

Estas atividades eram relacionadas a pesquisas de antenas para serem aplicadas a um sistema de comunicação de dados via satélite ambiental. Sobre este tema, realizei o meu Trabalho de Conclusão de Curso, diz o doutorando.

Tão logo ele terminou a graduação, ingressou no mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, que funciona no Campus Alegrete da Unipampa.

Durante o mestrado, trabalhou em pesquisas de antenas para nanossatélites, buscando agora, estruturas compactas e de pouco volume. Seguindo, assim, na linha de pesquisa de sua graduação. No mestrado, o seu orientador foi o prof. Marcos Heckler.

Dos trabalhos desenvolvidos, durante o  mestrado e graduação, foram gerados, até o momento, três artigos científicos publicados em jornais científicos como: Journal of Communication and Information Systems (JCIS) e Journal of Microwaves, Optoeletronics and Electromagnetic Applications (JMOe). Além de outros 10 trabalhos científicos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais como: European Conference on Antennas and Propagation (EuCAP), Latin American Cubesat Workshop (LACW), Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT), e no  MOMAG, que agrega o Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica e o Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo.

Com o interesse de continuar com atividades de pesquisas científicas relacionadas à engenharia de antenas, teoria eletromagnética e engenharia de micro-ondas, decidiu vir para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que é um centro especializado nas áreas de ciência e tecnologia no setor aeroespacial.

Aqui, realizarei meus estudos em nível de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, na área de concentração em micro-ondas e optoeletrônica. Seguindo na linha de pesquisas antenas, circuitos passivos e ativos para sistemas de rádio-frequência.Ao longo deste tempo, minhas atividades estarão relacionadas ao desenvolvimento de um conjunto de antenas para o sistema de telemetria de foguetes de sondagens produzidos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço – explica Juner.

O atual diretor do campus da Unipampa em Alegrete, Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge destaca este mérito de um egresso da Universidades.- Estamos muito orgulhosos da conquista do Juner e por saber da qualidade de nossos cursos, já que o ITA é uma referência internacional nesta área, destacou.

Juner Vieira

* Educação Básica e Ensino Médio na Escola Lauro Dornelles.

* Graduação em Engenharia de Telecomunicações – Unipampa/Alegrete.

*Mestrado em Engenharia Elétrica – Unipampa/Alegrete.

A partir sexto período da graduação iniciou atividades de iniciação científica, no Laboratório de Eletromagnetismo, Micro-ondas e Antenas, da Unipampa Campus Alegrete, tendo como orientador o professor Marcos Heckler.

Vera Soares Pedroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *