
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município encerrou 2021 com muito a comemorar. Foi um ano de enorme desafios, com a pandemia atingindo a todos e obrigando os gestores a se reinventar. As aulas presenciais foram retomadas apenas em maio, com uma delicada logística para proteger alunos e professores.
Consumidor é preso por furtar uma peça de filé mignon de supermercado
Uma das grandes conquistas do ano foi a implantação da Plataforma de Tecnologia Educacional Clickideia, com formações para todos os professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. A plataforma passou a oferecer suporte para nossos estudantes e professores da rede pública municipal. Somos pioneiros no Rio Grande do Sul. A pandemia tem nos ensinado a importância de estarmos atentos e preparados para dar suporte para nossas crianças e jovens: 33 escolas, 405 professores e 3.840 mil alunos passaram a ser beneficiados com o novo sistema. Também foi realizada a revitalização e manutenção dos equipamentos tecnológicos das escolas de toda a rede.
A Secel retomou projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que trabalha o empreendedorismo social, teve sua culminância nos meses de novembro e dezembro com apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Nessa mesma linha, o Programa Cidade Empreendedora – Eixo Educação, desenvolvido em parceria com o Sebrae, teve como propósito transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. Implantado em julho de 2021, contou com diversas oficinas.
O serviço que faz muita diferença para portadores de doenças sexualmente transmissíveis
A Secretaria também desenvolveu o Programa de Educação Fiscal, em parceria com a Secretaria de Finanças, mostrando de forma diferente e divertida, a importância da Educação Fiscal para a conscientização do que é ser cidadão, visando a formação de um adulto que sabe a importância dos tributos para a transformação social na construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária trabalhando o principal objetivo do Programa que é a conscientização do que é ser cidadão.
Para finalizar o ano, a SECEL apresentou mais uma grande notícia: alunos da rede de ensino municipal de Alegrete, vão iniciar 2022 com o uso de uma ferramenta adicional que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de Chromebooks, equipamentos adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que serão repassados às escolas. Inicialmente, 500 chromebooks foram recebidos e irão para distribuição aos alunos das escolas municipais, EMEBs e polos educacionais.
Citadino
Controlada a pandemia a nível de Município, foi possível realizar mais uma edição do Citadino. Num primeiro momento, sem a presença do público. Na sequência, com novos protocolos vigentes, a comunidade pode assistir e prestigiar uma vibrante competição de futsal, realizada em parceria com o Sesc.
Cultura
Na Cultura, a Secretaria não parou. Houve a retomada dos Briques da Praça, uma intensa programação alusiva ao Bicentenário de Anita Garibaldi simultânea às comemorações de aniversário da cidade e neste dezembro, a alegria do Natal Iluminado, com o largo do Centro Cultural recebendo desde recital de piano até o melhor da arte gauchesca, passando por apresentação do Coral de Alegrete, lançamento de livros e espetáculos de dança.
Muito mais foi feito. Aqui foram elencadas algumas ações importantes. Com a pandemia e sua evolução ou involução, eventos de grande porte não puderam ser planejados. Não havia, por exemplo, como contratar a estrutura de uma Feira do Livro (que requer tempo), sem a certeza dos números e protocolos da pandemia.
No primeiro ano do novo mandato de Márcio Amaral, com todos os revezes, cuidados e preocupações da pandemia, a secretária Ângela Viero teve firmeza nas suas decisões e a Secretaria encerra o ano com saldo extremamente positivo.














Fotos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Alegrete