
Mais um alegretense que desafiou o destino e mediante muita persistência conseguiu atingir seus objetivos. Mas o caminho foi cheio de oscilações, medos, dificuldades e vitórias.
Henrique Lencina, hoje, é proprietário de uma clínica dentária no Rio de Janeiro, além de ser um cirurgião muito conceituado. Com pacientes de todo Brasil e exterior, assim como atores globais. Mas, esse caminho foi árduo. Acompanhe a inspiradora trajetória de mais um alegretense. Filho do popular garçom do Galeto Q’Brasa, conhecido como Joãozinho, e, da professora de História e Geografia, Maria Alda Lencina, ele saiu de Alegrete há 18 anos.

Henrique começa descrevendo que foi o único responsável pelo seu destino, pois os sonhos eram maiores que a capacidade financeira para realizá-los. Porém, sempre ouvia a seguinte frase, do pai:“ meu filho nós não temos dinheiro para te ajudar a realizar teus sonhos, de fazer uma faculdade, de algum curso que você queira, fora da cidade, são muitos gastos. Mas uma coisa te digo, filho: vamos te deixar uma valiosa herança, os princípios para se tornar um grande homem de caráter e um ser-humano, “humano”. Meu filho você precisa, ter um amigo de verdade, precisa ter princípios, ter uma fé, ter estudo, conhecimentos e com sua inteligência, ter sabedoria para, mesmo, no deserto, conseguir água para sobreviver. Então meu filho, acredite em você, em Deus, converse sempre com Deus, tenha ele como seu maior amigo. Eu como seu pai biológico sou quem está te criando, vou morrer um dia, aí será você e o mundo. A maior herança: siga honrando seus pais, que Deus te dará vida longa e abundante.”- lembrou.
A ideia inicial em ir para o Rio de Janeiro era para ser ator de novelas, teatro e cinema. Ele já tinha o registro profissional, DRT, antes de sair de Alegrete, porque tinha uma companhia de teatro que participava de vários festivais de teatro pelo Brasil e ministrava cursos de teatro em escolas de Alegrete e outros municípios.
O cirurgião chegou a participar como elenco de apoio em novelas. Pequenas falas, às vezes, uma palavra, ou uma frase:” olá tudo bem?”.
Entretanto, ele assegura que Deus tinha um propósito diferente para o que ele havia traçado para sua vida. “Deus colocou em minha vida um cliente na loja que eu trabalhava, ele era e ainda é um Cirurgião Dentista, atendia e atende estrelas da TV, e pessoas de outros países. Ele foi algumas vezes comprar na loja, criamos uma amizade, acabou que, conversa vai e vem, ele me motivou a acreditar em algo maior em minha vida, falou para eu me permitir ter mais medos. Foi aí que aceitei entrar no jogo da descoberta de mim mesmo. Eu chorava de medo, queria desistir de tudo, mas ao mesmo tempo eu lembrava da minha família que eu poderia ajudá-la e que eu precisava, principalmente, vencer eu mesmo e foi o que fiz. Experimentei. Foram tristezas, dores, a incerteza me corroía, mas fui além. A saudade da família era muito grande! Mas uma coisa aprendi, realmente nós somos os únicos responsáveis pelo nosso futuro. Se tem alguma coisa que sempre falo, além de muitas, é, seja persistente, lute, tenha garra, enfrente seu maior obstáculo(você), seja resiliente, tenha garras de tigre e olhos de águia, ame o próximo, respeite o ser humano, e tenha a fé que possa te dar uma experiência com Deus. Assim, você terá uma fé inquebrantável, não tenha pena de você mesmo, você é capaz de ser quem você quiser. Eu consegui, sou igual a todos, o que muda eu de vocês é, simplesmente, as experiências que tivemos. Somos filhos do mesmo pai(DEUS)” – sintetizou.
Contudo, foi muito doloroso suportar fome, falta de dinheiro para ir para faculdade. Ele caminhava, em alguns dias, mais de18 km, quase 2h a pé, para ir à faculdade, chegava muitas vezes sem o café da manhã. Os colegas cheirando a belas fragrâncias importadas e ele, a poluição da caminhada. Em algumas ocasiões, conseguia uma bicicleta para fazer a trajetória e era comum fazer provas, na faculdade, onde literalmente 2 biscoitos de água e sal, eram a refeição.
Henrique recorda que pedia para Deus ser o seu alimento naqueles momentos, suplicava para Deus não deixar seu corpo sentir a fome nem os sintomas da falta do alimento. Ele acreditava somente em Deus, nunca deu ouvidos para nenhum homem, sempre que falavam para desistir, pois iria acabar morrendo tentando fazer aquilo, a fé em Deus era maior que a fome física e superava cada segundo do dia.
” Experimentei um relacionamento com Deus fora de qualquer padrão que eu tinha em mente. Literalmente Deus é e foi meus pais que já faleceram. Ele cuidou tanto de mim, aprendi tantas coisas que só tenho a agradecer tudo que Deus fez, colocando Anjos em forma de pessoas em minha estrada, pessoas que, às vezes sumiam, sem eu nunca mais ter notícias, me sentia no deserto sendo atacado e, ali mesmo, surgia um anjo que me salvava. Tive muitos medos, muitas incertezas. À época, tinha que escolher entre pagar a faculdade ou comer. Claro, optei em pagar a faculdade, o resto eu deixava para Deus – eu pensava e dava muito certo. Eu sabia que precisava seguir fazendo aquilo” – comentou.
Neste percurso, Henrique perdeu os pais, os mais fiéis amigos e com isso veio à tona, com mais força, a herança que eles deixaram: os ensinamentos.
Dentro desta história, Henrique seguiu o caminho que Deus traçou para ele, como descreve. Ele se formou como Técnico em Prótese Dentária, Cirurgião Dentista, fez Pós-graduação em Prótese, Reabilitação oral, Estética, várias atualizações, muitos congressos internacionais, e, hoje, é proprietário de uma clínica odontológica de excelência no RJ.
“Atendo alguns pacientes que são atores Globais, da Record Tv, jogadores de futebol, modelos, pacientes que já vieram de Paris(França),NewYork(EUA),Lisboa (Portugal), Suíça, México, Canadá, além de outros estados do Brasil e de Santa Catarina.

Com muito orgulho fala que já teve o privilégio de atender alguns alegretenses que foram exclusivamente para prestigiar seu trabalho.
Henrique é sócio da esposa que também é cirurgião dentista. A clínica HB Odontologia Integrada Tijuca, também atende várias cidades do Estado do RJ.
Embora a agenda sempre apertada, Henrique ministra cursos de Odontologia, para outros Dentistas, acadêmicos de Odontologia, técnicos em prótese dentária, cursos específicos.
Ele conclui dizendo: tenha sempre fé, foco, força e jamais desista.
Flaviane Antolini Favero