O Setembro Amarelo na ESF Dr. Romário teve Sala de Espera e Saúde do Homem

O Setembro Amarelo na ESF Dr. Romário foi marcado pela realização de atividades em favor da vida. A Assistente Social Maria do Horto Salbego, do Núcleo Ampliado de Saúde e Atenção da Família (NASF), realizou a Sala de Espera, com uma palestra sobre a importância do diálogo para a prevenção do suicídio. Com diálogo e compreensão é possível reverter uma situação extrema que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, incluindo crianças. Para isso, a atenção redobrada para qualquer mudança de comportamento é muito importante em momentos como estes.

A Saúde do homem

Outra atividade realizada pela ESF Dr. Romário diz respeito à saúde do homem. Como ocorre em toda a última terça-feira de cada mês, nesta, foi realizada a atividade a Saúde do Homem. Nesse dia foram ofertados testes rápidos, vacinação, avaliação nutricional e consulta médica. A iniciativa atende ao que sinaliza a Polícia Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) que é de promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e políticoeconômicos.

Roda de Conversa na Escola Waldemar Borges conscientiza sobre a prevenção ao suicídio

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas, deixando uma reflexão preocupante nesse sentido.
Tendo em vista esses números, uma roda de conversa com a psicóloga Amanda, do Núcleo de Atenção e Saúde da Família, reuniu, no último dia 24, jovens que estudam no turno da noite na Escola Waldemar Borges. Também foi tratado sobre automutilação, ou quando alguém provoca em si um corte, pode significar que um ou mais fatores da vida não estão de acordo. 


DPCom PMA