Operação Golfinho diminui ainda mais o efetivo da Brigada Militar

A 43ª Operação Golfinho é a mais tradicional da Brigada Militar, já que mobiliza efetivo e material para atender às demandas oriundas do aumento da população na região litorânea e de balneários de águas internas, em todo o Estado, no período do veraneio.

a golfinho resgate

 

O Comando Rodoviário atuará na fiscalização das rodovias estaduais, o Batalhão de Aviação terá aeronaves à disposição para ações de polícia ostensiva e para auxílio em salvamentos, resgates e buscas. O Comando Ambiental realizará ações de polícia ambiental, controlando os espaços determinados para áreas de surfe e de pesca, a instalação de redes, assuntos relacionados à fauna e à flora.

a golfinho brigada

A Operação Golfinho da Brigada Militar no Rio Grande do Sul foi lançada na Praça General Muller, na esquina da Av. Beira-Mar, em Tramandaí, no Litoral Norte. Até o dia 2 de março de 2015, serão intensificadas as ações de polícia ostensiva e dos bombeiros nas praias, balneários e as chamadas águas internas, que são lagos, rios e açudes em municípios do interior.

O objetivo é evitar afogamentos, realizar salvamentos e aumentar a segurança em vias públicas. As ações abrangem 89 balneários, em cidades do Litoral Norte e Litoral Sul, e em municípios com águas internas.

Verão Numa Boa

No primeiro período da operação, que encerrou no dia 31 de dezembro, o efetivo da Brigada Militar foi de aproximadamente 1.800 policiais militares, sendo 840 para as ações de policia ostensiva e de 960 para atividades de bombeiros e de salva-vidas.

 

De janeiro de 2015, a previsão é de um total de 2.600 PMs, sendo cerca de 1.400 para as atividades de polícia e de 1.200 bombeiros e salva-vidas. Os salva-vidas estarão distribuídos em 330 guaritas: 230 no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 70 em águas internas.

a golfinfo mar

Em Alegrete o responsável pelo Comando da Brigada Militar, Tenente Rigol  salienta que o efetivo já era reduzido e que aproximadamente 12 policiais lotado na cidade foram enviados para o litoral norte na Operação Golfinho.

a pm rigol

A Operação encerra as atividades em Março e conta com soldados e oficiais de todos os municípios do RS.