Órgãos de segurança condenam notícias falsas sobre ataques a escolas de Alegrete

As fake news, ou notícias falsas, têm se tornado cada vez mais comuns na era da informação digital.

Isso ocorreu muito na segunda-feira(10), quando a informação de que um indivíduo estaria descontrolado e realizando postagens falando sobre o assunto que remete ao caso que aconteceu em Santa Catarina. O PAT falou com a Brigada Militar e a Delegada de Polícia Fernanda Mendonça, onde ambos órgãos de segurança afirmaram que não há, até o momento, nenhuma ameaça direcionada aos educandários e que os cuidados e prevenções devem ser as mesmas realizadas diariamente, ou seja, os pais e demais envolvidos como os professores e alunos precisam estará atentos, mas é indispensável ter certeza da informação antes de repassá-la para que não ocorra pânico.

Homem, centro das atenções na segunda-feira, não tem ainda diagnóstico médico

As fake news relacionadas aos ataques em escolas podem trazer informações falsas sobre supostos invasores, números de vítimas, métodos de ataque, entre outras coisas. Essas informações não apenas geram desespero, mas também podem levar as pessoas a tomarem atitudes equivocadas, como fugir da escola desnecessariamente ou acreditar em medidas de segurança ineficazes.

Por isso, é extremamente relevante que as notícias relacionadas a ataques em escolas sejam verificadas e que apenas informações comprovadas sejam divulgadas. É fundamental que as pessoas sejam conscientizadas sobre a importância de buscar fontes confiáveis e verificar todas as situações antes de compartilhá-las com outras pessoas, principalmente nos grupos de whatsApp.

Oficinas de chapeamento lotadas só atendem por agendamento

É responsabilidade de todos nós, como membros da sociedade, combater a disseminação de fake news. No caso dos ataques em escolas, é importante que as escolas tenham um plano de segurança bem definido e que, se possível, sejam oferecidos treinamentos aos professores e alunos para que saibam como agir em caso de emergência.

Comunidades de seis bairros vão receber academias ao ar livre

Em suma, a disseminação de fake news relacionadas aos ataques em escolas pode gerar um grande pânico entre pais, alunos e professores, e até mesmo levar a ações equivocadas. A conscientização e a educação são as melhores opções para combater a disseminação de notícias falsas e garantir a segurança nas escolas. Entretanto, caso qualquer situação suspeita seja identificada, os órgãos de segurança devem ser comunicados imediatamente como a Brigada Militar por meio do 190 e a Polícia Civil pelo 3427 0300.

A Brigada Militar informou ainda, que uma desavença entre alunos em um educandário estadual na manhã de ontem, não teve nenhuma relação com o que estava sendo divulgado ou que tenha ocorrido ameaças anteriores, que pudesse levar a qualquer vínculo com a prisão do indivíduo de 39 anos, ou das mensagens repassadas entre os grupos, nas redes sociais.

Mulher, foragida, acusada de matar o companheiro a pauladas foi capturada pela BM

A Prefeitura de Alegrete também se posicionou

Em face dos trágicos eventos acontecidos em uma escola de Blumenau, em Santa Catarina, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, lamenta profundamente o ocorrido na quarta-feira, dia 5, no Cantinho do Bom Pastor, creche que sofreu um atentado deixando um rastro de dor e sofrimento para famílias.

O alegretense que foi barrado no Congresso Nacional há oito anos, agora retornou como assessor parlamentar


A Prefeitura informa que, as autoridades daquele Estado tratam o fato como isolado. Nenhuma unidade de ensino em Alegrete registrou ocorrências, episódios ou incidentes.

A Prefeitura repudia veemente toda e quaisquer ameaças e as Fake News que se espalham pelas redes sociais com relação às escolas da rede municipal. É importante ressaltar que notícias falsas podem gerar pânico e confusão em momentos como esse, principalmente em nossas crianças, as mais prejudicadas. Por isso, é fundamental buscar fontes confiáveis de informação e checar a veracidade das notícias antes de compartilhá-las.

Funeral da pastora Esther, da Assembleia de Deus, foi marcada por muitas homenagens

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, informa que antes dos fatos acontecidos, já tramita processo licitatório para implantação de Totens de Segurança, que serão interligados a sala de videomonitoramento da Secretaria de Segurança do município, assim como tramita processo licitatório de videomonitoramento de todos os prédios públicos, inclusive das escolas.

As direções escolares das unidades de ensino do município, estão sendo orientadas, reafirmando os protocolos de segurança, a manter um controle sobre quem entra nos estabelecimentos de ensino, a fim de evitar que estranhos à comunidade escolar tenham acesso aos locais.

A Prefeitura está atenta e atuando junto aos órgãos de segurança para garantir a tranquilidade no ambiente escolar.

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Roberto Monteiro

Vocês sabem quando tudo começou, né??? Lá em 2018, avisamos que não iria dar certo o método de campanha dos bolsonaristas… ou esqueceram??? lembram da mamadeira de piroca, kit gay, fechamento das igrejas, implantação do comunismo, fazendas do Lula, jato do Lulinha, Ferrari do Lulinha e por aí vai??? pois é… normalizaram essa questão das fake news e veio parar nisso aí… e tem mais… os bozotários continuam difundindo notícias falsas… mas vocês preferem ignorar tal fato…