
Sabe-se que o infarto é um ataque cardíaco em que o coração tem o fluxo sanguíneo bloqueado de alguma forma, geralmente por uma gordura ou coagulo que impossibilita o funcionamento dele, por um período tempo, podendo ocasionar morte de parte do tecido do coração ou um dano irreversível nele.
Durante esse processo, alguns sintomas como a dor intensa no peito que “caminha” para o braço, maxilar ou estômago, podem ser identificadas.
Já o infarto silencioso, que ocorre 90% das vezes em mulheres, é caracterizado pela falta dos sintomas comuns. Devido à diferença dos sintomas e por ser um assunto muito pouco falado, muitas mulheres podem estar tendo um infarto cardíaco, mas confundi-lo com outra coisa menos importante, como gripe ou má digestão.
Os sintomas principais desse infarto são cansaço excessivo, mal estar e sensação de falta de ar.
Sempre que as mulheres apresentarem esses sintomas é recomendado que vá com urgência a um local de atendimento, principalmente as que tiverem histórico de doenças cardíacas, como pressão alta, colesterol alto ou infarto na família.
Os médicos alertam para a necessidade de consultar com cardiologista pelo menos uma vez por ano, para manter o controle da saúde cardíaca.
SINTOMAS DO INFARTO SILENCIOSO
Enjoo e mal estar;
Cansaço excessivo sem causa aparente;
Falta de ar;
Desconforto na garganta (como se tivesse algo preso);
Dor ou desconforto no queixo,
Batimentos cardíacos irregulares.
COMO PREVENIR
Controlar a hipertensão;
Monitorar o colesterol;
Monitorar e controlar a diabetes;
Ter uma alimentação saudável;
Ingerir pouco sal;
Manter o peso adequado – IMC entre 19 e 25;
Consumir no mínimo 200g de fruta e 300g de vegetais;
Praticar exercícios físicos,
Não fumar.
CONSEQUÊNCIAS DE UM INFARTO
Choque cardiogênico (hipoperfusão tecidual causada pelo baixo débito cardíaco que leva a falência de múltiplos órgãos e morte);
Insuficiência cardíaca congestiva;
Aumento de chances de acontecer arritmias cardíacas;
Paralisia de membros,
Problemas na fala.
Geovanna Valério Lipa