
O principal objetivo é informar a população sobre a importância da mamografia e do autoexame como métodos fundamentais para a detecção precoce da doença. A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma das instituições que se engaja nessa campanha, realizando ações voltadas para a conscientização da sociedade sobre o câncer de mama.
Em suas 15 unidades no Rio Grande do Sul, a Aapecan promove uma série de atividades durante o Outubro Rosa, incluindo palestras, rodas de conversa, blitz informativas e exposições fotográficas. Essas iniciativas buscam sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, levando informações para escolas, empresas e outras instituições. Em nível estadual, a Aapecan oferece suporte a mais de 1.000 pessoas em tratamento oncológico, por meio de suas Casas de Apoio, que oferecem apoio emocional, orientação e suporte durante todo o processo de enfrentamento da doença.
Todas as Estratégias de Saúde da Família terão programação de prevenção no Outubro Rosa

A programação do Outubro Rosa na Aapecan Uruguaiana inclui a exposição fotográfica “Decididas”, inaugurada em 3 de outubro, na Casa Modelo. A mostra conta com a participação de quatro usuárias da Associação, entre elas, duas moradoras de Alegrete: Aline Rodrigues Trindade e Nara Regina Nunes, ambas em tratamento contra o câncer de mama. Durante o período de tratamento, Aline e Nara ficaram hospedadas na Casa de Apoio da Aapecan em Uruguaiana e participaram da sessão fotográfica como forma de registrar suas trajetórias de superação.
A exposição também será levada para outros espaços, como a Unipampa e a Unopar, nos campi de Uruguaiana, ao longo de outubro. As fotos foram realizadas pelo Carol & Leticia Studio Fotográfico, com apoio do Salão Ana Bueno e da loja La Vytina. Além de Aline e Nara, a exposição conta com as usuárias Ana Claudia Vargas e Ana Fausta Pires, de Sant’Ana do Livramento.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para 2024, a estimativa global é de mais de 2,3 milhões de novos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê cerca de 74.600 novos diagnósticos ao longo do ano. Apesar dos números expressivos, a detecção precoce da doença pode resultar em uma taxa de cura de 90%, destacando a importância de campanhas de conscientização como o Outubro Rosa.
A programação do Outubro Rosa na Aapecan Uruguaiana segue até o final do mês, com diversas atividades voltadas para a conscientização e apoio às pessoas em tratamento oncológico. A agenda inclui blitz informativas, exposições e um jogo beneficente. Para mais informações ou agendamento de atividades, o contato pode ser feito diretamente com a Aapecan Uruguaiana pelo telefone/WhatsApp (55) 99672-6467.