Outubro Rosa

A Campanha Mundial de Conscientização de prevenção do câncer de mama, também inicia na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Alegrete. Hoje, 1 º de outubro,  às 19h, acontece o início da campanha com o acendimento da luz rosa em frente à sede da Liga.

FOTO LIGA 1

O Outubro Rosa é uma campanha de nível mundial que tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção a um tipo de câncer que ainda causa a morte e mutilação de mulheres no país.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer em Alegrete assiste 320 pessoas, entre mulheres, homens e crianças que foram acometidas com algum tipo de neoplasia, com medicação, alimentos, apoio de profissionais de varias áreas, todos voluntários, (ginecologista, mastologista, enfermeiro, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta)..

Há 54 anos, a Liga faz um trabalho voluntário em que senhoras de Alegrete e mais a Liga Jovem ajudam pacientes que precisam se deslocar até Uruguaiana para fazer radio ou quimioterapia pelo SUS e, depois manter o tratamento aqui na cidade.  O transporte e a hospedagem também são agilizados pela Liga, que conta com importantes parceiros para manter este trabalho.

Liga 2

ÍNDICES NO BRASIL

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

equipe Liga

Dia 11 outubro, no Clube Casino, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza a tradicional escolha da Glamour Girl de 2014. Toda a renda do evento será revertida à entidade.

LIGA

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *