Paciente com fraturas graves há semanas aguarda transferência para Santa Maria

No último dia 27 de abril um grave acidente na Avenida Tiaraju, entre um Gol e uma F-1000, deixou três adultos feridos e uma criança. O casal que estava no carro teve fraturas e lesões mais graves. A mulher já está em Santa Maria, porém, o esposo continua internado na Santa Casa de Alegrete aguardando transferência para realizar cirurgia. Com fraturas na bacia e quadril, ele precisa realizar o procedimento em Santa Maria, pois há mais de 20 dias o homem está sofrendo com dor. Nesta segunda-feira(18), um familiar entrou em contato com a reportagem questionando a burocracia para a transferência. Segundo relato da mulher, o paciente já teve várias vezes a informação de que teria o leito, entretanto, nos dias marcados para a viagem são comunicados que não há leitos e a transferência é adiada . “Estamos apavorados com o tempo que ele está aqui sofrendo”- disse.

O acidente foi provocado pelo condutor da caminhonete que avançou a preferencial. Os veículos ficaram destruídos. A criança, de 8 anos, filha do casal, já está em casa.

Em contato com o Conselho Gestor que responde pela provedoria da Santa Casa de Alegrete, presidido pelo advogado Airton Amaral, ele explicou que estão aguardando leito. Que todos os procedimentos cabíveis a Santa Casa está tomando. A resposta da regulação seria de que em Santa Maria os números de pacientes da Covid-19 estão bem significativos. Por esse motivo, muitos profissionais também estão afastados e as regulações estão bem seletivas pelo risco apresentado ao paciente. Também foi feito contato com a chefe de regulação do Estado que informou que o procedimento é este, tem que aguardar o leito.

Já a coordenadora da 10ª CRS, Heili Temp, disse que a regulação está buscando leito para o paciente. Que, no dia do acidente, a esposa também teve a mesma lesão. Ela já realizou a cirurgia e está internada no HUSM. Devido a pandemia do coronavírus,  os leitos estão mais limitados. A regulação do Município é São Gabriel para traumato, entretanto, foi negado leito e passou para o HUSM. Ela acredita que até esta quarta-feira(20), já tenha uma definição da situação. O nome do paciente está na Central de Regulação e todos os contatos são realizados diariamente na busca do leito.

Veja no link abaixo como foi o acidente.

 

https://www.alegretetudo.com.br/grave-acidente-deixa-uma-crianca-e-tres-adultos-feridos/